Do latim desidĭum, o desejo é a ação e o efeito de desejar (aspirar a, sentir apetência, ter vontade de, querer). ... Para a filosofia, um desejo pode ser uma tendência consciente ou também inconsciente e pode ainda chegar a ser reprimida.
1. Acto de desejar ou de se desejar.
1 Ato ou efeito de desejar; tendência da vontade a buscar o conhecimento, a posse ou o desfrute de alguma coisa. 2 Anseio ou carência consciente; querer, vontade. 3 Anseio veemente de alcançar determinado objetivo; ambição, cobiça, cupidez.
Os dois tipos de busca pela verdade são : 1º Através da tristeza, decepção e aborrecimento, onde assim, o indivíduo procura provas concretas para que possa então ter acesso a verdade do jeito que ela é em seus mínimos detalhes. Isso pode causar dor e revolta, mas mostra como as coisas são de fato.
Existem dois tipos de verdade: a verdada como correspondência ou adequação e a verdade por correspondência.
O primeiro é o que nasce da decepção, da incerteza e da insegurança. O segundo tipo é a busca da verdade na atitude filosófica. Essa parte é pessoal, mas me identifico mais com o a segunda, pois devemos ir além das crenças estabelecidas, procurando interpretações, explicações e o significado de todas as coisas.
Resposta
A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.