Um revestimento anódico é uma camada de moléculas que está fixada à superfície de um metal, com o intuito de ajudar a fazer com que o metal seja mais resistente ao tempo de utilização. ... É uma camada de oxigênio carregado, ou óxido, que se forma sobre a superfície do metal em tratamento.
Significado de Catódico adjetivo Relativo ao cátodo. Tubo de raios catódicos, tubo em que há emissão de elétrons catódicos no vácuo, como os tubos de televisão.
Galvanizão a quente ou zincagem a quente é o processo de revestimento de peças com Zn que consiste em imergir a peça a proteger em banho de zinco líquido. ... Cromatização é um processo de proteção contra a corrosão que protege por separar a peça do meio corrosivo com produtos de reação.
Revestimentos fosfatados e revestimentos conversores cromatados são bastante usados como bases de pintura tanto em aços sem revestimento como em aços galvanizados. Revestimentos orgânicos finos - tintas – são os mais usados para proteção à corrosão devido ao baixo custo para o grau de proteção conseguido.
A proteção contra a corrosão do ferro e de outros metais pode ser feita por meio do revestimento da peça com tintas, esmaltes, óxidos e outros metais.
Método de Aplicação Os revestimentos protetores podem ser aplicados com spray, pincéis ou por imersão, por meio de aplicação manual ou automatizada.
Como evitar a corrosão
Aplicação de revestimentos metálicos: consiste em proteger as peças metálicas com outros metais de maior potencial de oxidação, ou seja, provocar a corrosão preferencial deste revestimento, método conhecido como proteção catódica. Isso pode ser feito de duas formas; por galvanização ou por metalização.
Corrosão é o desgaste sofrido por uma peça metálica por causa de um processo eletroquímico. A proteção está ligada a métodos, como a eletrólise, para evitar que a corrosão ocorra. A corrosão dos metais é um processo natural resultante, geralmente, de reações de oxirredução ou corrosão eletroquímica.
Tanto a oxidação quanto a corrosão e ferrugem acontecem por meio do contato da superfície do metal ferroso com o oxigênio presente no ar ou na água. O ideal é que os metais estejam sempre protegidos (com tinta, galvanização a frio ou lubrificantes, por exemplo) para evitar o início do problema.
Entre os processos de proteção já desenvolvidos que tem um custo bem mais baixo, é a zincagem por imersão a quente, conhecida como Galvanização a fogo e a zincagem a frio, conhecida como Galvanização eletrolítica.