A gangorra de poder entre os docentes e não-docentes Os funcionários que lidam com a merenda, a infraestrutura e a escrituração escolar definem-se como aqueles que somente executam tarefas administrativas, não se consideram como proativos e, assumem uma postura inferior ao outro grupo, estes são os outsiders.
A LDB sabiamente chamam de profissionais da educação escolar todos aqueles docentes que ministram na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior. ... A LDB é a principal referência do profissional e especialista de ensino.
Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, à pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos. ... Do docente também se espera paciência, criatividade, humildade, carisma, saber lidar com público etc.
O que esperar da educação no futuro?
Por fim, penso que em 2021 teremos um ano letivo com uma escola mais preparada aos desafios que possam se apresentar, mas com a certeza de que os processos ainda não se esgotaram, e agora, o momento é de amadurecer aquilo que foi construído, a fim de solidificar as novas práticas escolares, de forma saudável e ...
A figura do educador do futuro é muito mais humanizada e próxima. Por isso, uma das competências socioemocionais requisitadas é a empatia e a facilidade na comunicação interpessoal. O profissional de educação deve exercitar a escuta ativa, processo no qual se dá atenção genuína ao que é dito pelo outro.