Especialistas alertam que sensação de sofrimento pode provocar doenças. Queda de cabelo além do normal, manchas na pele, sudorese, dor de estômago, mal estar. Esses são apenas alguns sintomas de pessoas que convivem com o estresse, que representa um sinal do organismo de que algo não vai bem.
É comum que as pessoas que somatizam também sejam diagnosticadas com depressão e/ou ansiedade. Existem tratamentos específicos para esses transtornos que também podem ajudar na somatização. Meditação, yoga, exercícios físicos e massagens também são meios de potencializar o tratamento. Aprenda a lidar com suas emoções!
Psicossomática é um termo que vem da junção de duas palavras de origem grega – psique, que significa alma (entendida aqui como mente), e soma, que significa corpo. Assim a Psicossomática cuida da relação entre a mente e o corpo, a fim de compreender qual o significado de uma doença em nossa vida.
5 Cuidados emocionais para evitar doenças psicossomáticas:
A descarga emocional é o momento em que memórias reprimidas são liberadas de uma vez. Essas memórias são causadas por motivos internos, como problemas de autoestima ou depressão. E são descarregadas por estímulos externos. Ou seja, algo simples pode gerar a descarga de emoções presas.
Muitas vezes a causa dessa sensação de febre é o estresse e as crises de ansiedade, que podem também causar tremedeira em todo corpo. Só é indicado tomar algum remédio para baixar a febre, como Paracetamol ou Ibuprofeno, caso seja orientado pelo médico e quando o termômetro registra, pelo menos, 37,8ºC.
Os arrepios começaram como uma resposta ao frio. ... A herança dessa resposta fisiológica explica porque o medo está relacionado com o frio. Calafrios também surgem quando sentimos qualquer tipo de surpresa ou emoção intensa, mesmo em uma música.