A subida ao trono do Mestre de Avis marca o início de uma nova época em Portugal. Novas perspetivas na evolução social, económica, política e cultural estavam em curso e marcariam o início de um novo período histórico, cultural e artístico que irá caracterizar o Renascimento em Portugal.
O Classicismo corresponde a um movimento artístico cultural que ocorreu durante o período do Renascimento (a partir do século XV) na Europa. O nome do movimento que marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, faz referência aos modelos clássicos (greco-romano).
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.
13 principais obras renascentistas para conhecer o período
As principais características da arquitetura renascentista são:
Movimento artístico e filosófico surgido na Itália no século XV. O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
É chamado de Renascimento porque foi um movimento que procurou fazer renascer a cultura e a arte da Grécia e da Roma antigas. O pensamento da Antiguidade foi retomado como base para desenvolver ideias novas. Nesse período foram feitas grandes descobertas científicas e foram criadas obras de arte belíssimas.
A Literatura no Renascimento Fizeram, no entanto, uma imitação criativa e inovadora. O facto de se corresponderem em Latim e grego e de inicialmente escreverem as suas obras nessas línguas facilitou a divulgação das obras literárias dos humanistas pela Europa Culta. A partir do séc.
Os artistas do renascimento se preocupavam em apresentar o homem como centro do Universo (antropocentrismo) e a relação que ele estabelecia com a natureza. Valorizavam a harmonia e o equilíbrio, elementos considerados importantes durante a antiguidade clássica.
As fases do Renascimento representam a divisão desse movimento artístico em três períodos: Trecento, Quattrocento e Cinquecento.
Os homens medievais tinham a consciência de que viviam e tinham outros valores sociais e culturais, ou seja, eram homens diferentes dos homens da Antiguidade Clássica. Arevalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico. Não pare agora...
Historicamente o Renascimento nasceu no Século XIV nas Repúblicas Mercantis Italianas, sendo uma forma de arte que buscava resgatar as técnicas e modelos artísticos dos clássicos greco-romanos e que foi profundamente influenciada pela concepção humanista.