O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia do Departamento de Saúde da Família para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional.
Para isso, basta o usuário efetuar a autorização no próprio site. A ferramenta também permite a busca pelo hospital mais próximo através da pesquisa por geo-referenciamento das unidades de saúde de todo o Brasil. Além de ter acesso à lista dos estabelecimentos e dos medicamentos do Farmácia Popular./span>
Artigo 69 do CEM: "É vedado ao médico deixar de elaborar prontuário médico para cada paciente". Artigo 39 do CEM: "É vedado ao médico receitar ou atestar de forma secreta ou ilegível, assim como assinar em branco folhas de receituários, laudos, atestados ou quaisquer outros documentos médicos."
O prontuário médico em suporte de papel deve ser preservado pelo prazo mínimo de 20 (vinte) anos, a partir do último registro.
Artigo 7° O prazo para a entrega das cópias do prontuário médico não elaborado em papel, tais como películas de radiografias e outros será divulgado ao peticionário no prazo de 02 (dias) dias úteis contados a partir da data do protocolo do pedido e a entrega deverá ser realizada em até 30 (trinta) dias.
Como organizar o prontuário do paciente
5 dicas para organizar os documentos da sua clínica/consultório
Como fazer um prontuário corretamente
Guarde em envelopes de papel ou sacos plásticos, em temperatura ambiente e longe da exposição do sol. Exames com resultados normais podem ser descartados, mas não devem ser jogadas em lixo normal, pois podem contaminar o solo e a água ocasionando problemas ambientais./span>
Para guardar exames de sangue você deve escanear e salvar com PDF. Os exames de imagem devem ser guardados no formato jpg (basta fazer uma foto sem flash das radiografias, tomografias, ressonâncias, ultrassonografias, etc) os laudos desses exames devem ser escaneados.
Para os prontuários digitalizados ou microfilmados, esse armazenamento deveria ser permanente. Mas, com a Lei 13.
Normalmente exames de imagem (Raio-X, Ultra-Som, etc) tem validade de 06 meses desde que não possuam alterações. Exames de sangue e laboratoriais normalmente 3 meses, mas isso pode depender muito de cada médico.
até 6 meses