Comportamento. Os baiacus caçam sua comida à noite. Diferentes espécies se alimentam de diferentes seres vivos, incluindo algas e invertebrados. Baiacus maiores utilizam o bico para quebrar a carapaça de caranguejos, moluscos e outras criaturas.
Baiacu-de-espinho | Fauna | G1. Distribuição: No Pacífico Oriental, dos Estados Unidos ao Chile (incluindo as Ilhas Galápagos); no Atlântico Ocidental (das Ilhas Bermudas e Estados Unidos, e do Golfo do México ao Brasil); no Índico Ocidental (incluindo o Mar Vermelho e o Mediterrâneo).
2. O processo começa com o peixe engolindo uma grande quantidade de água, que vai se armazenando no estômago. Como esse órgão é muito elástico, ele infla como uma bexiga, deixando o baiacu com uma forma esférica e até três vezes maior que seu tamanho normal!
baiacu
O peixe baiacu (também conhecido como peixe-balão) é uma espécie de tamanho médio de peixe que habita águas mais quentes, costeiras em todo o mundo. ... O baiacu pode crescer até 60 centímetros de comprimento, mas o tamanho exato do baiacu depende das espécies de baiacu.
Mas na cor eles coincidem: verde na região dorsal, branca no ventre e com manchas e listras negras horizontais. Terminam de compor a estampa um par de dentes fortes nas mandíbulas superior e inferior. Quando ameaçados, a exemplo de outros baiacus, essa espécie também se infla (de água e ar), como se fosse uma bexiga.
tetrodotoxina
O Fugu é saboroso, mas pode matar se não for preparado com cuidado. O Fugu, conhecido no Brasil como Baiacu, é um dos peixes mais venenosos do mundo. Em alguns períodos da história do Japão, o prato foi proibido e até o hoje é o único que imperador japonês não pode provar, para sua própria segurança.
Defesa do baiacu Por isso ele tem seu famoso mecanismos de defesa: Inflar. Quando ele se sente ameaçado irritado ou assustado ele enche seu corpo com água ou com ar até ficar cerca de 3 vezes maior do que o normal.
Os acidentes com peixes peçonhentos são comuns no Brasil. Os peixes que mais causam acidentes no país são os bagres, entretanto os causados pelo peixe chamado niquim são um dos que têm piores efeitos, pois a ferida pode evoluir rapidamente para uma necrose.
taipan
Taipan
Estima-se que existam cerca de 4 mil Jararacas-Ilhoa na Ilha. A Ilha das Cobras, ou Ilha Queimada Grande, fica próxima a Itanhaém e Peruíbe, em São Paulo. O local já recebeu o título de lugar mais perigoso do mundo por possuir uma alta densidade populacional de serpentes.
Ilha da Queimada Grande
Ela se formou no final da última era glacial, há cerca de 11 mil anos, quando o nível do mar subiu, separando aquele morro (que fazia parte da Serra do Mar) do continente, transformando-o numa ilha e isolando uma população de jararacas comuns (Bothrops jararaca).
Algumas histórias contam que as cobras foram colocadas na ilha por piratas que queriam uma proteção para o seu ouro. Porém, a realidade é outra: essa densa população de cobras evoluiu ao longo de milhares de anos pela falta de intervenção humana.
A Ilha da Queimada Grande, conhecida como Ilha das Cobras, fica localizada a cerca de 35 quilômetros do litoral do estado de São Paulo. Ela ganhou esse apelido porque lá existem cerca de 2.
Ilha das Cobras, a 2ª maior concentração de cobras do planeta fica no Brasil. A famosa Ilha das Cobras fica no litoral de São Paulo e é considerada uma das mais perigosas do mundo, com cerca de 45 cobras por hectare! Parece até roteiro de filme de terror, mas a Ilha das Cobras existe e fica no Brasil.
"De fato, constatamos que as cobras mais abundantes do mundo estão em ilhas, destacando-se a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), de Queimada Grande, a 35 km do litoral de São Paulo, e a víbora-de-shedao (Gloydius shedaoensis), na China."১৩ সেপ্টেম্বর, ২০১৯
Ilha da Queimada Grande