As contas de Ativo e Despesas possuem natureza devedora; representam a aplicação dos recursos. as contas de passivo, patrimônio líquido e receitas possuem natureza credora; evidenciam a origem dos recursos.
Via de regra, as contas estáveis devedoras são componentes do Ativo e das Despesas e Custos, como, por exemplo, Caixa, Bancos conta Movimento, Contas a Receber, Estoques, Impostos a Recuperar, Despesas com Pessoal, Despesas com Depreciação e Custos de Produção.
Segundo a escola italiana de contabilidade e a escola alemã de contabilidade, o débito representa algo que se tem ou se adquire, enquanto que o crédito é a fonte do débito. Se uma conta possuir mais débitos que créditos, terá saldo devedor, e se possuir mais créditos que débitos, terá saldo credor. ...
Os sujeitos da obrigação podem ser divididos em: a) sujeito ativo - é o credor, aquele que tem direito a uma prestação; b) sujeito passivo - é o devedor, aquele que deve realizar a prestação. ... O vínculo pode ser a lei, um contrato, a relação de parentesco etc.
Ela é credora porque deduz do ativo que é um conta devedora! Assim uma conta que deduz da receita é devedora porque a receita é credora!
O passivo tem natureza credora por que são valores que a empresa obteve com a confiança dos fornecedores (e demais credores) de que a empresa irá pagar.
Como o Wilker Tiburcio já disse, não existe conta caixa e conta banco credora, caso estejam com saldo negativo devem ser passadas para o passivo. * Lembrando que só jogamos o saldo negativo para o passivo no final do exercício, não fazemos isso mensalmente ou sempre que vier a ficar negativo.
Razonete. No lado esquerdo do razonete são lançados os débitos (saldos devedores) e no lado direito são lançados os créditos (saldos credores), ficando o nome da conta na parte de cima do T. Exemplo: Lançamento: Compra de Veículos no valor de R$ à vista, via banco.
2.
O razonete – também denominado gráfico T ou conta em T – é importante porque é capaz de realizar o controle individualizado das contas para conhecer seus saldos. ... Os balancetes são relações de contas extraídas do livro-razão (ou de razonete) com seus saldos devedores e credores.
O balancete de verificação é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos (saldos de débito/saldos devedores e saldos de crédito/saldos credores). ... Ou seja, para elaborar um balancete, cada Conta será transferida do razonete para ele, com seu respectivo saldo.
Não há uma regra única para a elaboração do balancete mensal. Afinal, existem muitos modelos que podem ser seguidos. Em suma, o balancete deve ser composto por 4 colunas, sendo duas colunas destinadas ao movimento e as outras duas direcionadas ao resultado.
O balancete é formado por contas Patrimoniais e de Resultado. As contas Patrimoniais compreendem as contas de Ativo (Bens e Direitos), as de Passivo (Obrigações) e as de Patrimônio Líquido (Capital Social e Resultados obtidos). ... As contas de Resultado são as de Receitas, Despesas e Custos.
Ou seja, esse é um relatório abrangente das informações contábeis que registra o movimento das contas de uma empresa, cujo objetivo é apontar os saldos positivos e as somas dos saldos devedores. Conforme citamos anteriormente, o balancete é uma ferramenta primordial para a gestão financeira da empresa.