A Monocromia é o esquema mais simples de cor, que se desenvolve utilizando só uma cor com as suas diferentes intensidades de valor e tonalidades. Um bom exemplo deste esquema monocromático, são as pinturas das épocas azul e rosa de “Pablo Picasso”.
O tom é a maneira com que a voz é dirigida ao público. Isso fica muito claro quando colocamos alguns elementos chave como o humor, a informalidade, o sarcasmo e outros definem bem este elemento. Para chegarmos ao tom de voz, é importante que o trabalho de construção de persona de marca seja muito bem feito.
A Matiz/Saturação permite ajustar o matiz, a saturação e o brilho de um componente de cor específico em uma imagem ou ajustar simultaneamente todas as cores em uma imagem.
As três dimensões da cor (tom, saturação e luminosidade) Por luminosidade (brightness ou lightness) entendemos a intensidade da luz refletida pela superfície, podendo-se distinguir entre claro – aproximação de uma cor ao branco – e escuro – aproximação de uma cor ao preto.
Além disso, as cores possuem 3 propriedades:
Conforme Israel Pedrosa (2009) no ato de percepção três características principais correspondem aos parâmetros básicos da cor: a Matiz; o Valor, Luminosidade ou Brilho; e o Croma.
Na composição monocromática o tom agudo é obtido por meio da mistura da cor preta ou branca para aumentar ou reduzir intensidades de um mesmo tom de cor. Explicação: A monocromia é reconhecida como a técnica artística que usa apenas uma cor em suas obras de arte.
A Cor do Som é um grupo brasileiro que se criou a partir do séquito dos músicos que acompanhavam Moraes Moreira após a sua saída dos Novos Baianos. Originalmente esse era o nome da banda instrumental que acompanhava os Novos Baianos, título sugerido por Caetano Veloso.
(Notas musicais / Frequências / Cores)
A densidade sonora é a qualidade que estabelece um maior ou menor número de sons simultâneos. Quando ouvimos um grande conjunto de timbres simultaneamente dizemos que a música em questão tem uma grande densidade sonora.