A palavra logística tem a sua origem no verbo francês loger - alojar ou acolher. Foi inicialmente usado para descrever a ciência da movimentação, suprimento e manutenção de forças militares no terreno.
Apesar da logística ser utilizada desde muito tempo atrás, é um termo que só começou a ser visto como uma ciência em 1917, quando o Tenente-Coronel Thorpe, do corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, desenvolveu teorias em seu livro “Logística Pura: a ciência da preparação para a guerra”.
5 principais etapas do processo logístico
A logística de distribuição tem como objetivo disponibilizar a quantidade de mercadorias certa, no momento certo e no lugar certo, sendo preciso otimizar processos para que as operações sejam rentáveis e lucrativas.
Funções básicas As funções básicas de um CD, segundo Calazans (2001), são: recebimento, movimentação, armazenagem, separação de pedidos e expedição.
A logística de abastecimento é responsável pela gestão dos suprimentos necessários para comercialização e fabricação de produtos acabados, semiacabados e matérias-primas, com objetivo de garantir o correto funcionamento do restante das operações da cadeia de abastecimento.
Problemas da cadeia logística fragmentada (efeito chicote) Se cada organização apenas olhar para as suas operações, corre riscos desnecessários, podendo interromper o fluxo de materiais e aumentar os custos. Uma integração externa à organização remove esse risco e melhora, no conjunto, a cadeia.
Formação desejada Para atuar como Analista de Logística é necessário ter formação superior em Logística. Porém, a qualificação com uma pós-graduação ou com cursos rápidos na área pode proporcionar um crescimento maior na carreira.
R$ 3.
Ele é o responsável por acompanhar os processos de transporte e a movimentação de cargas, planejar e executar ações táticas para minimizar os erros de operação e avaliar o desempenho (pontual e histórico) da transportadora.