A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.
Tipos de comunicação organizacional
Segundo a filosofia de Kunsch, a comunicação organizacional é formada por alguns tipos de comunicação que incorpora uma organização, os quais são: comunicação administrativa, comunicação interna, comunicação institucional e comunicação mercadológica.
Os tipos de comunicação
Comunicação é a capacidade de partilhar, participar ou tornar comum. Através da comunicação os animais e os seres humanos partilham diferentes informações entre si. Existem vários tipos de comunicação, as principais são: verbal, não verbal, oral, escrita e assertiva.
Dentro desse campo de conhecimento, pesquisadores se dedicam atualmente a seis principais categorias: adaptação de comunicação verbal e não verbal presencialmente; processos de produção de mensagem; como a incerteza influencia comportamento e e estratégias de gestão de informação; comunicação enganosa; dialética ...
Agora que você sabe o nível hierárquico da comunicação dentro de uma empresa, conheça os tipos de comunicação interna.
Chamamos de situação de comunicação todo tipo de processo comunicativo, ou seja, qualquer contexto no qual exista a transmissão de informações de um emissor para um receptor. Também chamado de situação comunicativa, esse processo envolve o contexto imediato do discurso e a forma como ele está sendo empregado.
Emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto são elementos que caracterizam a comunicação.
Os 4 estilos de comunicação e como enxergá-los na sua equipe
Na linguagem não verbal, além dos gestos e sinais, pode ocorrer por fotografias, imagens, desenhos, etc. No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.