O condensado de Bose-Einstein é um estado de matéria que ocorre depois que os átomos de gás com densidade baixa são resfriados até quase zero graus absoluto e se agrupam para formar um estado quântico extremamente denso. Os cientistas estão interessados em reproduzir os BEC para testar suas propriedades.
Os condensados de Bose-Einstein são fluidos de temperaturas baixas com propriedades não totalmente compreendidas, como fluir espontaneamente para fora do seu recipiente. Este efeito é uma consequência da mecânica quântica, que postula que qualquer sistema só pode adquirir energia em quantidades discretas.
Os estados físicos modernos Em 1924, Albert Einstein e Satyendra Nath Bose previram o "condensado de Bose-Einstein", por vezes referido como o quinto estado da matéria.
A "luz líquida" é uma substância muito peculiar. Não é sólida nem plasma e tampouco se comporta exatamente como um líquido ou um gás. Os cientistas a chamam de Condensado de Bose-Einstein (BEC, da sigla em inglês) e a consideram o "quinto estado da matéria".
A luz, assim como o som e o fogo, não pode ocupar lugar na escala de classificação entre os estados físicos da matéria. Luz é energia, por isso não se encaixa em nenhum estado físico. Para um material ser classificado como sólido, líquido, gasoso ou plasmático, ele precisa em primeiro lugar constituir-se como matéria.
As mudanças de estado físico incluem fusão, vaporização, solidificação, liquefação ou condensação e sublimação. Conforme explanado no texto Estados Físicos da Matéria, os três estados físicos ou de agregação básicos da matéria são sólido, líquido e gasoso.
Sólido é quando a água se transforma em gelo; Líquido é quando o estado sólido se derrete; Gasoso é quando a água ferve e vaporiza.
Os elementos químicos da Tabela Periódica são classificados em cinco grandes grupos: metais, ametais (ou não metais), semimetais, gases nobres e hidrogênio.
gases nobres