Segundo o Guia PMBOK®, o escopo de um projeto consiste no trabalho que é necessário ser feito para entregar um serviço, produto ou resultado com características e funções especificadas. Assim, é no escopo que se define claramente o que está e o que não está incluído no projeto.
Daiany. Como prometi, vou explicar mais um pouquinho sobre uma ferramenta de detalhamento de escopo que é importantíssima para o PMI – (Project Management Institute), a EAP – Estrutura Analítica de Projetos, também conhecida como WBS – Work breakdown structure.
Para mantermos a qualidade e padrão na Validação do Escopo devemos seguir um fluxo de processos definidos no Guia PMBOK....Os processos que fazem parte desse conjunto são:
Os Critérios de Aceitação são representados por uma lista de itens de negócio que expressam formas de usar a funcionalidade implementada em uma História. O objetivo dessa lista é validar se a História foi implementada de acordo com o que o PO queria, por isso o nome Critério de Aceitação.
Os critérios de aceitação/rejeição garantem a qualidade do serviço/ produto, uma vez que estipulam valores máximos ou mínimos aceitáveis de acordo com os fins e usos. Tais critérios também auxiliam na hora de montar um processo para resolver os problemas identificados durante a aceitação.
Como base nos Critérios de Aceitação a equipe deve escrever os Testes de Aceitação, pois ao final do desenvolvimento são esses testes que dirão se a funcionalidade foi implementada de forma a ser aceita ou não pelo PO.
Passo a passo do Planning Poker
Veja agora 08 dicas para criar excelentes histórias de usuário