Na planta de cobertura representamos a projeção superior da edificação em um plano horizontal. Trata-se do desenho de tudo que enxergamos de cima para baixo, levando em conta o telhado e as informações de acabamentos e, sistema de recolhimento e escoamento das águas pluviais.
As plantas de cobertura são a matéria-prima para formar a matéria orgânica que promove a estruturação do solo, a retenção de umidade e o aumento da porosidade, permitindo a circulação de água e ar. Também são fonte de nutrientes que são liberados através da decomposição promovida pelos organismos do solo.
4 dicas úteis para desenhar um telhado
Faz-se a projeção do mesmo sobre a planta baixa: delineando o traçado externo das paredes, distancia-se em média, 70cm, medida que equivale ao tamanho de uma telha inteira. Esta distância determina o beiral do telhado, ou seja, a área do telhado que ultrapassa o limite da edificação.
1 – Defina a direção da linha de corte Você deve estar se perguntando: onde coloco a linha de corte na planta baixa? Ela deve ficar nos locais que exigem maior detalhamento, que geralmente são as áreas molhadas (banheiros, cozinhas e áreas de serviço).
Trace os graus de inclinação que o telhado terá para escoamento da água a partir da cumeeira mais alta, essa inclinação deve ter altura de 45º graus em relação ao fim das paredes na parte superior. - Faça desenhos em formato retangular para melhor compor a projeção, depois risque um traço de 2 centímetros no meio.
Para Telhado de três águas ou mais é necessário de espigão, aqui você poderá calcular a quantidade de espigão aproximado para seu telhado, informe o comprimento linear de apenas 1 aba do telhado conforme mostra nos desenhos ao lado, informar medida da linha vermelha.
As cumeeiras possuem 3 linhas para delimitar o lugar certo onde colocar argamassa. O recobrimento entre as cumeeiras e a telha deve ser no mínimo de 8 cm. A argamassa tem que ficar na largura de 3 a 4 cm na parte interna da cumeeira, não podendo chegar ao final da telha.
4 X 30 cm
A inclinação indicada é entre 20% e 25% e a quantidade varia de acordo com o tamanho da telha. Se for o modelo colonial pequeno, serão utilizadas 24 telhas por metro quadrado, mas se for a colonial grande, a quantidade adequada é de 16 telhas por metro quadrado.
40,8 cm
r$110 o milheiro material telhas.
A seguir, estão as telhas utilizadas com maior frequência em obras residenciais. Veja a quantidade indicada por m²: Romana: 16 peças por m/2. Italiana: 14 peças por m/2.
As ripas são postas acompanhando a hipotenusa do telhado conforme Figura 07, sendo assim para achar a quantidade de ripas: Qntde. de Ripas = 4,90 m / 0,35 m. Qntde. de Ripas = 14 peças.
Leves, as peças de PVC (cuja sigla significa Policloreto de Vinila) são fáceis de manusear e também apresentam resistência contra a ação de produtos químicos e de intempéries – isso faz com que o material, um tipo de plástico, apresente boa durabilidade (de 20 a 25 anos).
COLONIAL X ONDULADA As telhas de PVC têm vida útil estimada de mais de 20 anos e podem ser moldadas em diversos tipos de perfis e cores.
Características