De maneira simples: código funcional é um código composto de múltiplas funções que se compõem para resolver um problema.
A linguagem funcional é um paradigma de programação. O desenvolvimento é feito com base em resultados de funções e a programação é feita com expressões, como se as funções fossem os objetos. Nessa abordagem, o valor de saída depende apenas dos argumentos de entrada.
Alguns dos principais paradigmas utilizados hoje no mercado:
Temos dois objetos, “Televisão” e “Geladeira”, que não irão ser ligados da mesma forma. ... Esses quatro pilares são essenciais no entendimento de qualquer linguagem orientada a objetos e da orientação a objetos como um todo. Cada linguagem irá implementar esses pilares de uma forma, mas essencialmente é a mesma coisa.
Paradigma de programação é um meio de se classificar as linguagens de programação baseado em suas funcionalidades. ... Assim como diferentes grupos em engenharia de software propõem diferentes metodologias, diferentes linguagens de programação propõem diferentes paradigmas de programação.
Características da programação orientada a objetos Para uma linguagem ser considerada no paradigma do POO, existem quatro características principais que precisam fazer parte de sua aplicação: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo.
A programação orientada a objetos é um modelo de programação onde diversas classes possuem características que definem um objeto na vida real. ... São exemplos de linguagens de programação orientadas a objetos: C++, Java, C#, Object Pascal, entre outras.
Um objeto é um elemento computacional que representa, no domínio da solução, alguma entidade (abstrata ou concreta) do domínio de interesse do problema sob análise. Objetos similares são agrupados em classes. No paradigma de orientação a objetos, tudo pode ser potencialmente representado como um objeto.
Em orientação a objetos, uma classe é uma descrição que abstrai um conjunto de objetos com características similares. Mais formalmente, é um conceito que encapsula abstrações de dados e procedimentos que descrevem o conteúdo e o comportamento de entidades do mundo real, representadas por objetos.
Uma classe é um tipo definido pelo usuário que contém a “receita”, a especificação para os objetos, algo mais ou menos como o tipo inteiro contém o molde para as variáveis declaradas como inteiros. ...
Uma classe é um gabarito para a definição de objetos. ... Além da especificação de atributos, a definição de uma classe descreve também qual o comportamento de objetos da classe, ou seja, que funcionalidades podem ser aplicadas a objetos da classe. Essas funcionalidades são descritas através de métodos.
As classes abstratas são as que não permitem realizar qualquer tipo de instância.