Os (as) filhos (as) de Ogum não são pessoas de fácil trato quando o assunto é relacionamento, já que são bastante egoístas, porém quando se apaixonam de verdade, fazem de tudo para conquistar a pessoa amada e não desistem facilmente. Adoram tomar a iniciativa e sabem de seu poder e charme para o momento da conquista.
1. Principais Exús da Falange de Ogum
Ogum é um orixá representado pela figura de um guerreiro. Ele é considerado o orixá que possui maior proximidade com os seres humanos depois de Exu. Ogum é um orixá costumeiramente associado à guerra e ao fogo. ... De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Quizilas de Obá: Galinha branca, taioba. Quizilas de Ogum: Perdiz, cana, inhame, manga-espada, feijão preto. Quizilas de Logun Edé: Galo, bode, cabrito, mel, manga-espada. Quizilas de Exú: Ovos, cabeça e pés de qualquer bicho, banana d'água, beterraba, frutas ácidas, sapoti, farofa de galinha.
Tem ligação com Bará. Seus filhos devem evitar brigas, confusões e mentiras, principalmente, não devem enganar Ogun ou aos seus filhos, pois será castigado sem dó. Não devem comer ovo frito para não esquentar o Orixá. Cachaça, sal e dendê.
Os filhos de Oxaguiã são ciumentos e detestam concorrência. São criativos, generosos, inteligentes, sábios e justos. Em seu aspecto negativo porém, são também lentos, mandões, teimosos e podem ser violentos.
Características do Orixá: Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó. Usa o "ponpo òpin" (lança pontiaguda).
É dono do Owó odó (mão de pilão) e usa a Idà (espada). Sua saudação é: "Epà Bàbá!".
8
O inhame: Você pode cozinhar na água ou assar no fogo de braseiro....Você vai precisar de:
*Êpa Babá* = saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais.
A cor e a vela de Oxalá são brancas; para saudá-lo se diz “Epa, babá”, ou seja, “Salve, pai!”; a tradição lhe consagra a sexta-feira como dia de homenagem.
Pai de santo, pai de terreiro, babalorixá, babaloxá ou babá é o sacerdote das religiões afro-brasileiras. Seu equivalente feminino é a ialorixá ou mãe de santo.
Saudação: Oxalá yê, meu pai! ou Exê Babá! – significa: O Sr.
Sua saudação é èpao, èpa bàbá! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano.
Para acender uma vela ao seu orixá de cabeça ou anjo da guarda, escolha um pequeno prato onde possa colocar a vela (pode ser usado novamente depois da queima da vela), e coloque ao lado do prato um copo de água cheio. Acender a vela e fazer seu pedido ou agradecimento.
"Kaô Kabecilê" é uma expressão que significa “Venham Saudar o Rei”. Essa expressão é utilizada quando Xangô vem para a Terra. Poderoso, esse orixá ilumina a Terra com sua luz e é amplamente saudado por seus fiéis.
Euê-ô! (yorubá) – “Salve as folhas!” , ou melhor; “Salve o Senhor das folhas!” Saudação a Ossaim. “Kaô kabecilê!” – Saudação ao Orixá Xangô que significa – venham ver (admirar, saudar) o Rei (Alteza) da Casa. Êpa Babá – saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais.
Segundo as itans (lenda africana sobre os orixás), Xangô era um poderoso rei de um lugar chamado Oyó, portanto, em reverência à sua majestade, quando ele passava as pessoas diziam: Caô Cabecilê, que traduzindo é: venham saudar o rei.
Se você tem interesse pela Umbanda e pela temática dos orixás já deve ter ouvido alguma saudação às entidades como “Okê Arô”, “Eparrei!” ou “Odoyá”....Saudação ao orixá Obá
A saudação a Ogum é feita através do termo "Ògún ieé!" Que significa ao pé da letra "salve a Ogum".
A saudação de Oxum na Umbanda é “Saravá Mamãe Oxum!” “Ora Yê Yê Ô, Oxum!” As comidas de Oxum são umas das mais requintadas dos pratos da cozinha de santo: omolocú, ipeté, entre outras.
Sua saudação é “Epa hei ou Eparrei Iansã/Oyá!”
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
Uma das principais características que o orixá dá a seus filhos é seu temperamento exaltado. Um filho ou filha de Iansã quase sempre tem a cabeça quente e um gênio difícil. O melhor jeito de lidar com esse humor explosivo é não dar muita bola: assim como a irritação vem rápido, rápido ela vai embora.
Oiá (em iorubá: Oyá), também chamado Iansã, provém do nome do rio na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade do fogo, como Xangô, mas também é relacionada ao elemento ar, regendo os raios.
Qualidades: Oyà Petu – Ligada a Xangô e até confunde-se com ele, Oyá dos raios. Oyà Onira – Rainha da cidade de Ira, a doce guerreira ligada as águas de Oxun,veste rosa. Oyà Bagan – Oyá com fundamento com Oxossi, Egun,Exú,Ogun guerreira dos ventos os estreitos das matas.
Tão poderosa quanto o seu marido Xangô, Iansã é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás. ... Irrequieta tal qual o marido, Iansã tem forte espírito guerreiro e já foi de grande serventia quando Oxalá precisava vencer uma batalha.
Oyá Topé: Vem em vibração ou fundamento com Oxum, Xangô, Ogum e Exú. Oyá Filiaba: Vem em vibração ou fundamento com Omulú. Oyá Semi: Vem em vibração ou fundamento com Obaluaiê. Oyá Sire: Vem em vibração ou fundamento com Ossãe e Xangô (Airá).