Batizado como "Porto Seguro", o projeto brasileiro foi criado pelo arquiteto suíço Christian Kerez para o bairro Jardim Colombo, que integra o complexo de Paraisópolis, mas sua concretização segue a passos lentos desde 2009.
As favelas são resultado das desigualdades sociais e do grande número de pessoas que vivem em condições precárias de vida nas cidades. ... Algumas favelas são, assim, construídas em locais de riscos, como morros muito altos e encostas, que, durante as chuvas, podem sofrer com deslizamentos de terras e provocar mortes.
Favela, bairro de lata, musseque ou caniço é um assentamento urbano informal densamente povoado caracterizado por moradias precárias e miséria. ... As residências desse tipo de assentamento urbano variam de barracos mal construídos até edifícios deteriorados.
Os cortiços são um problema habitacional grave em diversos centros urbanos e não têm recebido a devida atenção dos órgãos públicos e da sociedade em geral. São espaços exíguos, aluguéis exorbitantes, situações de exploração e desrespeito ao locatário, insalubridade e insegurança nas instalações, entre outros.
Geralmente ocupados por famílias de baixa renda, os cortiços são chamados tecnicamente de "habitações coletivas precárias de aluguel" (HCPA). Os tipos mais comuns de cortiços são: Cortiço de quintal: ocupa o centro do quarteirão com acesso através de um pequeno corredor.
87,7% do déficit habitacional quantitativo (moradias em falta, seja por habitação precária, coabitação familiar, pessoas demais por metro quadrado, ou custo alto de aluguel) está localizado nas áreas urbanas – 39% na região Sudeste, seguido de 31% na região Nordeste.
Podemos afirmar que a diferença entre cortiço e favela é que as favelas representam moradias construídas de maneira amontoada e irregular nos morros, muitas vezes sem os serviços básicos do estado, tal como policiamento, infraestrutura, iluminação, asfalto, etc.
A reforma do Prefeito Passos no Rio de Janeiro (considerado o “Haussman à la carioca”), na transição entre o século 19 e 20, exemplifica o movimento de destruição dos cortiços o surgimento das primeiras favelas no Brasil. Do livro “Evolução Urbana do Rio de Janeiro” de Mauricio de A.