Três sinais de desgaste nas velas de ignição
Como limpar velas de ignição do carro com uma tocha Coloque as luvas e acenda a tocha. Segure a extremidade da vela, colocando a parte do eletrodo e a linha na chama até que a peça fique vermelha. A tocha vai queimar o carvão e todo o lixo. Deixe a vela esfriar por alguns minutos.
Isso indica que uma quantidade excessiva de óleo passando do motor para a câmara de combustão, por desgaste ou defeito nos anéis de pistão ou nas guias de válvula. Esse problema é mais grave e, provavelmente, atinge o cabeçote do motor, sendo muitas vezes necessária sua retífica.
A vela enxarca porque a mistura não está inflamando. Pode ser deficiência em velas, cabos, bobina, deficiência elétrica... pode ser ainda algo com a admissão, corpo sujo demais, filtro de ar entupido, por isso segurando o acelerador a borboleta fica aberta e entra ar suficiente pra manter o motor ligado.
Os cabos de vela têm a função de levar a corrente elétrica de alta tensão da bateria até as velas de ignição, estas que são responsáveis por inflamar o combustível e também por trocar calor com o motor. Ou seja, se elas não estiverem em perfeito estado, a partida e o funcionamento do motor são prejudicados.
Como identificar as bobinas? Para identificar as bobinas do motor trifásico devemos testar a continuidade entre os terminais e fazer os pares de cabos. Mas não é só isso, devemos também identificar polaridade das bobinas.
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
No caso de uma substituição, retire a placa e desparafuse o interruptor/a tomada do suporte.