Assim os índios chamavam essas terras quando Cabral chegou. Segundo Theodoro Sampaio, o termo da língua tupi pode ser traduzido como o país das palmeiras. A denominação continuou sendo usada pelos nativos, por muito tempo.
Os indígenas chamavam a Terra de pindorama, visto que significa "terra/lugar/região das palmeiras", sendo essa uma característica marcante da Terra.
Pessoas que os índios não veem como semelhantes - seja por não possuírem uma história comum ou por não terem as mesmas tradições culturais dessas populações. Por isso o termo mais adequado para se referir a essa diversidade de pessoas é não indígena, em contraposição ao termo indígena.
Os caraíbas, ou caribes, eram um povo nativo americano (ou índio) que habitava a América do Sul e as ilhas do mar do Caribe. O nome desse mar deriva do nome do povo.
"Há cerca de 50 anos, os índios, por influência do homem branco, mudaram seus hábitos alimentares. Eles sempre tiveram uma alimentação muito saudável. Não consumiam leite, trigo, arroz, sua dieta era rica em carboidrato bom, principalmente a mandioca", explica.
Eles tinham religião, hábitos, costumes e comportamentos similares, a divisão do trabalho também era parecida entre todos os povos, e o modo de vida deles era baseado na caça, na pesca e na coleta, acrescida da agricultura de algumas plantas, como a mandioca.
Demarcação física. Levantamento fundiário de avaliação de benfeitorias implementadas pelos ocupantes não-índios, a cargo da Funai, realizado em conjunto com o cadastro dos ocupantes não-índios. Homologação da demarcação. Registro das terras indígenas na Secretaria de Patrimônio da União.
Como é feita a demarcação de terras indígenas
A demarcação das terras indígenas é realizada por meio de um procedimento administrativo, pautado em requisitos legais e técnicos, seguindo as etapas explicadas adiante: Verificação da demanda territorial: é o início do processo. Verifica-se a demanda posta pelo povo indígena, o que é feito por um antropólogo.
Suas terras são invadidas por garimpeiros, pescadores, caçadores, posseiros, fazendeiros, empresas madeireiras... Outras terras são cortadas por estradas, ferrovias, linhas de transmissão de energia ou têm partes inundadas por usinas hidrelétricas.
Cerca de 85% das 561 terras indígenas brasileiras sofrem algum tipo de invasão. A estimativa é aceita pela Funai (Fundação Nacional do Índio) e por ONGs ligadas a causas indígenas. ... Os motivos mais comuns para as invasões são furto e roubo de madeira.
No mesmo ano, a região entre Roraima e Amazonas, onde se encontram a reserva dos Yanomami, foi invadida de forma diferente. Os garimpeiros propuseram aos índios que lhes permitisse explorar o território em busca de minérios enquanto distribuíam espingardas e munições aos mesmos que rapidamente aceitaram o negócio.