A reprodução humana acontece através da relação sexual, quando ocorre a fertilização interna. O pênis ereto é inserido na vagina e o homem ejacula o sêmen, líquido onde os espermatozoides são transportados.
Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.
O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção dos hormônios progesterona e estrógeno e também pela produção dos gametas femininos. Além disso, é nesse sistema que encontramos o útero, órgão em que ocorre o desenvolvimento do bebê durante a gestação.
tuba uterina
Na anatomia feminina, os bulbos do vestíbulo são duas massas alongadas de tecido eréctil geralmente descritas como estando situadas em cada um dos lados da abertura vaginal.
O útero é um órgão muscular, de parede espessa e oco, que está localizado na parte anterior da cavidade pélvica, disposto, mais precisamente, na região acima da bexiga e em frente ao reto.
O colo do útero se localiza ao final da vagina, que é uma estrutura tubular que liga a vulva ao útero. Assim, se você quer sentir o seu colo do útero, deverá inserir o dedo indicador na vagina.
A dor no útero normalmente é causada por uma inflamação na região e, por isso, é mais frequente durante a menstruação, quando as paredes do útero estão se alterando e é possível sentir também uma sensação de útero inchado, por exemplo.
O útero é dividido em três partes: Corpo do útero: é a porção dilatada do útero; Fundo do útero: é a parte superior do útero, acima da parte dilatada; Cérvice ou colo uterino: é a porção mais estreita e mais baixa do útero, abrindo-se na vagina.
O corpo do útero tem 3 camadas. A camada interna ou de revestimento chamada endométrio. A serosa que é a camada de tecido que cobre a parte externa do útero e uma parte medial, camada espessa de músculo que é o miométrio.
O útero é um órgão que apresenta um formato que lembra uma pera e possui cerca de 7,5 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2 cm de colo. Na mulher que nunca teve filhos, o útero pode apresentar cerca de 40 a 60 gramas; já na mulher que já teve bebês, ele pode apresentar entre 60 e 80 gramas.