O relevo asiático tem origem na intensa atuação dos agentes internos, pois diversas áreas de limites entre placas tectônicas localizam-se no continente, onde a movimentação da crosta terrestre é maior. ... E a Hidrografia, a maioria dos rios nasce na parte central do continente.
A Ásia é um continente de grande diversidade hidrográfica, possuindo rios, lagos e até planícies decorrentes destes. Na Ásia central, encontramos bacias, como a do Tarim no noroeste da China e os rios Amu Daria e Sir Dari, que desaguam no mar de Aral. ...
Há quatro tipos de clima: siberiano, mediterrâneo, desértico e monções. O siberiano estende-se por toda a faixa norte e se caracteriza pelos longos invernos. Na região do litoral predomina o clima mediterrâneo. Já no interior do continente o clima é desértico, muito quente e seco durante o dia e gélido à noite.
As monções demarcam um tipo de variação climática que ocorre na porção sul e sudeste da Ásia, que por isso também é chamada de Ásia das Monções. ... Durante o inverno, a massas de ar passam a se deslocar rumo ao oceano, tornando o clima extremamente seco na região.
A vegetação mediterrânea é presente na costa oeste do Oriente Médio, voltada para o Mar Mediterrâneo. O clima nessa região se caracteriza por verões quentes e muito secos e invernos frios e úmidos. ... O centro da Ásia é coberto por estepes, vegetação típica de climas frios e secos, formadas por gramíneas.
Resposta. Subtropical,Temperado, Frio de Montanha, Semiárido, Desértico e Mediterrâneo.
Durante a década de 1970, Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan passaram a ser conhecidos como Tigres Asiáticos, em razão da alta industrialização e agressividade administrativa. ... Em razão da agressividade administrativa e da localização dos países, eles ficaram conhecidos mundialmente como Tigres Asiáticos.
Também chamados de Novos Países Industrializados, a diferença para os primeiros Tigres Asiáticos é o fato da evolução econômica não ter contribuído com o crescimento das áreas sociais, mantendo assim um alto índice de desigualdade.
Os Tigres Asiáticos apresentam uma elevada industrialização, com setores de ponta, alta renda per capita, distribuição de renda, bem como um baixo índice de analfabetismo, entre outras características.
Tigres Asiáticos ou Quatro Pequenos Dragões da Ásia é a denominação ao bloco econômico formado pela Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e região administrativa de Hong Kong. O termo foi cunhado em 1980 para definir as zonas onde o dinamismo administrativo no que tange à recuperação local e influência na economia mundial.
- Produção de mercadorias de alta competitividade no mercado internacional; ... - Condições favoráveis para a criação e funcionamento de empresas: mão-de-obra disponível de baixo custo ( salários baixos) e capacitada, boa infraestrutura, direitos trabalhistas flexíveis e baixo custo de produção.
O termo Tigres Asiáticos é usado para caracterizar os quatro países asiáticos que, na década de 1970, passaram por um período de acelerado crescimento e desenvolvimento econômico, industrial e social: Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong.
A geopolítica na origem dos Tigres Asiáticos A mudança na estrutura econômica e, consequentemente, na estrutura social veio a partir das décadas de 1960 e de 1970, com o rápido processo industrial decorrente do período geopolítico da Guerra Fria.
Economia. Os Tigres asiáticos alcançaram o desenvolvimento com um modelo econômico exportador; esses territórios e nações produzem todo tipo de produto para exportá-los a países industrializados. ... Como os "Tigres" eram relativamente pobres durante a década de 1960, tinham abundância de mão-de-obra barata.
Quanto aos Tigres Asiáticos, como Taiwan, Coreia do Sul e Cingapura, pode-se afirmar, unicamente, que seus processos de industrialização desenvolveram-se com: A) Predomínio de industrias de bens de produção.
Os principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos foram: - Grande apoio governamental. - Investimentos e infraestrutura, transporte, comunicação, energia e educação e qualificação profissional. - Financiamento das instalações industriais.
- Produção de mercadorias de alta competividade no mercado internacional; - Grande desenvolvimento urbano nas últimas três décadas com grandes investimentos nos setores imobiliário e de infraestrutura (portos, rodovias, avenidas, prédios públicos, etc.).
Os Tigres Asiáticos sugiram em 1970 na Guerra Fria, na busca dos Estados Unidos para fortalecer o capitalismo onde teve muita grana dos americanos investidos nos países de Singapura, Coréia do Norte, Hong Kong e Tawan para tentar conter o avanço socialista discriminado pela falecida União Soviética.
O termo Tigres Asiáticos se refere a quatro países da Ásia (Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan), que a partir da década de 1970 alcançaram um acelerado desenvolvimento industrial e econômico. Em razão da agressividade administrativa e da localização desses países, eles receberam tal denominação.
O que os tigres asiáticos produzem? Apesar dos quatro países receberem a denominação de tigres asiáticos, eles não são um bloco econômico ou agrupamento comercial. Cada um deles tem particularidades em seu setor econômico. A Coreia do Sul, por exemplo, possui empresas que fabricam desde navios até produtos eletrônicos.
Implantou-se nesses países um modelo industrial caracterizado como IOE (Industrialização Orientada para a Exportação). Esse modelo econômico é fundamentalmente exportador; dessa forma, sua produção é diversificada e voltada para o mercado de países desenvolvidos.
Resposta. Resposta: A Malásia é um país que pode ofertar aos investidores mão de obra maos barata, porém menos qualificada com relacão aos Tigres Asiaticos "originais", pode oferecer também incentivos fiscais, oportunidade de ampliação de mercado consumidor e infraestrutura.
O desenvolvimento da agricultura em países subdesenvolvidos. A atividade pesqueira. Investimento em pesquisas cientificas e o desenvolvimento tecnológico. A importação de matérias-primas e fonte de energia;A especialização da mão-de-obra japonesa, que, por ser abundante, é relativamente barata.
Resposta. Estados Unidos, Japao, Inglaterra e Franca. Essas acoes permitiram-lhes expandir a industria com mao de obra mais barata, produzindo componentes eletronicos com menor custo.
Estados Unidos e Japão, foram os que mais investiram, porque viam nesses países dos tigres asiáticos uma estratégia para expandir o capitalismo.
(FATEC/2016.
Um dos principais desafios enfrentados pelos Novos Tigres Asiáticos é: Conseguir competir com os preços internacionais. Diminuir a influência estatal na economia. Atrair mais investimentos estrangeiros para dinamizar a economia....Uma das quatro economias que formam esse grupo é: