Realizar diversas atividades que abordam a preservação e sustentabilidade do mangue. Identificar os animais que precisam desse ecossistema para viver. Conscientizar os estudantes em relação a atividades de manejo sustentável que possibilitem a preservação dessa floresta.
Restinga. Assim como o manguezal, a restinga também é um ecossistema de transição entre mar e terra, mas é um ambiente mais seco e arenoso que o primeiro. ... “Assim como acontece nas dunas, as áreas de restinga têm forte ocorrência de ventos, além de altas temperaturas e elevada salinidade.
Assim como a praia arenosa e o costão rochoso, o manguezal tem seu solo parte do dia submerso e parte do dia exposto. Explcação: Em ecologia, o termo “Restinga” é utilizado para definir diferentes formações vegetais na planície litorânea. A Restinga é um exemplo de vegetação tipicamente associada à Mata Atlântica.
A vegetação de restinga tem o importantíssimo papel de fixar areia e dunas e impedir assim a erosão das nossas praias. A RESTINGA é um ecossistema costeiro que faz parte do Bioma da Floresta Atlântica (ou Mata Atlântica), abrigando até mesmo espécies ameaçadas de extinção. ...
Significado de Restinga substantivo feminino Banco de areia ou de pedra em alto-mar. Baixio nas costas marítimas e que entra pelo mar.
Dunas Estacionárias: também chamadas de dunas fixas ou estáveis, nesse caso, as dunas não alteram seu local de origem decorrente da vegetação presente que a impede de migrar. ... Dunas Fósseis: também chamada de paleodunas, esse tipo de formação é mais antiga e geralmente possui uma coloração mais avermelhada.
As dunas são geradas pela ação combinada de areia varrida pelo vento que ao encontrar uma superfície de deposição e um obstáculo - pode ser algo tão simples como uma pedra, um pau ou uma planta - começa lentamente a tomar forma. As dunas que surgem depois destas são as ditas Dunas Secundárias. ...
As dunas são formações de areias, e podem ou não ser cobertas por vegetações, sendo formadas pelos ventos, e tem como a sua maior importância a proteção da costa, já que servem como barreiras naturais à invasão das águas e em relação às erosões. Além disso, protegem o lençol freático, composto por água doce!
As dunas formam-se a partir do transporte de sedimentos pelos ventos e quando eles encontram algum obstáculo no solo ou no relevo. As dunas são formas de relevo que consistem na acumulação de areia, formando uma pequena ou grande elevação superficial.
As dunas abrigam espécies exclusivas de animais, como o tuco-tuco, um tipo de roedor similar a um pequeno rato, que vive em galerias subterrâneas, cavando buracos e túneis embaixo da terra. O tuco-tuco se alimenta da vegetação que cobre as dunas, principalmente do capim-salgado.
15 dunas do Brasil que merecem a sua visita
Neste post, vamos enumerar os três desertos mais cênicos do Brasil, em nossa opinião:
Localizada dentro do Parque Nacional Namib-Naukluft, no deserto da Namíbia, Sossusvlei é uma área rodeada pelas maiores dunas do mundo, que alcançam mais de 300 metros de altura.