Na Grécia Antiga, período que coincide com o século IV a.C., os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito de ética, associando a tal palavra a idéia de moral e cidadania. Precisavam de honestidade, fidelidade e harmonia entre seus cidadãos, porque suas cidades-Estado1 estavam em desenvolvimento.
A reflexão da ética grega compreende a um conjunto de valores e costumes que moldam o caráter humano. Os valores obtidos pelos seres humanos são adquiridos por meio da educação e experiências. Quando se tem uma boa educação, o ser humano tende a ser justo e agir com ética dentro da sociedade.
A ética moderna traz a tona o conceito de que os seres humanos sempre devem ser o fim de uma ação e nunca um meio parar alcançar determinado interesse, pois o homem é visto no centro e tudo está ao seu serviço.
Os ética moderna é a disciplina filosófica através do qual a moral, dever, estudar felicidade , virtude e o que é certo ou errado no comportamento humano. É representado por vários filósofos localizados temporariamente do início do século XVII até o final do século XIX.
As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos: Antropocentrismo e Humanismo. Cientificismo. ... Filosofia laica (não religiosa)
A Filosofia tornou-se uma teoria do conhecimento, ou uma teoria sobre a capacidade e a possibilidade humana de conhecer, e uma ética, ou estudo das condições de possibilidade da ação moral enquanto realizada por liberdade e por dever.
Resposta. Resposta: A busca pelo princípio universal que explicasse o surgimento do mundo.
Ela busca um propósito e um sentido para tudo. E o pensamento crítico nos ajuda a tomar decisões mais conscientes em situações do dia a dia. Quer entender melhor? Veja, a seguir, alguns exemplos de como um pensar racional e ético concede ao ser humano a possibilidade de escolhas que dão mais sentido à vida.