Educação de Atenas na Antiguidade Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam Música, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura e etc. ... Já as meninas de Atenas não frequentavam escolas, pois ficavam aos cuidados da mãe até o casamento.
Neste período, as crianças viviam a primeira infância em família, assistidas pelas mulheres e submetidas à autoridade do pai, que poderia reconhecê-las ou abandoná-las, que escolhia seu papel social e era seu tutor legal.
A passagem da criança pela família e pela sociedade era muito breve e muito insignificante. Ela era vista como substituível, como ser produtivo que tinha uma função utilitária para a sociedade, pois a partir dos sete anos de idade era inserida na vida adulta e se tornava útil na economia familiar.
A paideia é o modo como era compreendida a educação na Grécia Antiga. O termo "paideia" deriva da palavra grega paidos (criança) e significa algo como a "educação das crianças".
Paideia refere-se ao sistema de formação ética e edecação da Grécia Antiga. Já Aretê refere-se ao conceito (grego) de exclência).
Aretê ou areté (do grego ἀρετή aretê,ês, "adaptação perfeita, excelência, virtude") é uma palavra de origem grega que expressa o conceito grego de "excelência" de qualquer tipo, ligado especialmente à noção de "virtude moral", de cumprimento do propósito ou da função a que o indivíduo se destina.
Aretê é traduzido geralmente por virtude, mas também pode significar excelência, conhecimento ou coragem; "Ela designava a qualidade daquele que era detentor em mais alto grau de uma qualquer qualidade" [1].
Outra diferença entre os dois são as características próprias de seus personagens, uma vez que, enquanto Homero acentua os valores da nobreza, dos costumes, das tradições, no refinamento dos heróis, Hesíodo procura chamar atenção ao outro modo de educação que também fazem parte da constituição cultural: o valor do ...
Resposta:A Ilíada e a Odisseia foram fundamentais para que se construísse e se solidificasse uma identidade cultural comum aos diferentes povos gregos, pois estas obras eram recitadas nas diferentes Cidades-Estado e eram, salvo pequenas variações, sempre as mesmas.