O registro contábil do encargo de depreciação será feito a débito de uma conta de custo ou despesa operacional e a crédito da conta redutora do ativo imobilizado intitulada depreciação acumulada.
A depreciação é um recurso contábil que tem o objetivo de atribuir o custo financeiro de um ativo tangível, durante a sua vida útil. As empresas utilizam esse recurso para avaliar os seus ativos de longo prazo, considerando seus projetos, planos fiscais e contábeis.
A depreciação ou desvalorização é o custo ou a despesa da obsolescência dos ativos imobilizados, como por exemplo máquinas, veículos, móveis, imóveis ou instalações. ... Essa perda de valor é apropriada pela contabilidade periodicamente até que esse ativo tenha valor reduzido a zero.
O primeiro aspecto que você deve avaliar em um aparelho usado é o seu estado. A aparência do produto não é tudo, mas conta muito para você descobrir as suas reais condições. Por isso observe atentamente a carcaça do celular, avaliando possíveis arranhões, riscos, rachaduras, descolorações e peças bambas.
A depreciação das máquinas, aqui especialmente falando das utilizadas na agricultura, pode ser definida como a perda de valor dos equipamentos com o passar do tempo.
Como calcular a depreciação de equipamentos
Para calcular a vida útil dos equipamentos da TI, multiplique o prazo de vida do ativo em anos pelo número de horas de uso em um ano. Dessa forma, um computador usado por 8 horas diárias, em 250 dias úteis, terá uma vida útil de 10.