Os tubos de ensaio com líquidos podem ser aquecidos diretamente na chama do bico de Bunsen. A chama deve ser média e o tubo deve estar seco externamente para evitar que se quebre ao aquecer. O tubo deverá estar direcionado para um local que não se encontra ninguém para evitar possíveis acidentes.
A estufa de laboratório é um aparelho elétrico que tem diversas funções: esterilizar vidrarias e acessórios de laboratório, crescimento de colônias, incubação de amostras…
A Lâmpada Ultravioleta ou Estufa UV é uma ferramenta auxiliar muito utilizada por profissionais que trabalham com colas específicas que possuem sensibilidade a raios de luz UV (Ultravioleta), sendo encontradas comumente em telas LCD e touch screen de smartphones, tablets e outros.
A estufa de secagem é projetada para remover a umidade e secar as amostras o mais rápido possível. Este modelo é ideal para manter constante uma determinada temperatura pois há um controle de aquecimento de maneira uniforme dentro de toda estufa.
Uma estufa de CO2, também chamada de Incubadora de CO2, é um equipamento de laboratório que tem por finalidade manter um excelente controle da temperatura, assim como do % de dióxido de carbono (CO2) dentro de uma câmara onde colocamos as amostras.
A estufa incubadora é um equipamento utilizado em larga escala na indústria, principalmente nos segmentos laboratoriais, para realizar análises que necessitem de atmosferas sob um controle rígido, e também da presença de dióxido de carbono, como, por exemplo: - Biologia celular; - Microbiologia; - Biologia molecular; - ...
– Estufas para secagem de madeira – consiste na utilização de uma câmara ou túnel na qual a madeira passa por um processo de secagem, onde todas as condições quanto à secagem são facilmente controladas, como temperatura, tempo, velocidade e circulação do ar.
Primeiro, a madeira fica secando ao ar livre por cerca de 18 meses e, em seguida, permanece 40 dias dentro de uma estufa a 45° C. Haja paciência. “Pelo meu método, o carvalho é colocado diretamente no secador industrial, a temperaturas superiores a 70° C, e seca em 20 dias”, assegura Aguiar.
A secagem da madeira visa à redução do teor de umidade que varia conforme o uso final do produto. Os objetivos da secagem são: reduzir a movimentação dimensional; inibir os ataques de fungos; melhorar a trabalhabilidade e aumentar a resistência física da madeira.
Empenamentos, colapsos, encruamentos, trincas e rachaduras são alguns dos possíveis defeitos que podem ocorrer em peças de madeira devido a secagem. O presente trabalho teve como objetivo classificar e mensurar os principais defeitos oriundos pela secagem da madeira ao ar livre em diferentes espécies e espessuras.