Ao contrário dos cachorros, os gatos não demandam uma certa frequência de tomar banho. Não recomendado dar banhos em seu gato de maneira contínua, o banho não é motivo de urgência. Se o felino estiver saudável e sua pelagem em boas condições, a higiene cotidiana, feita com lambidas, basta.
Por serem espécies distintas os produtos tanto para humanos quanto para pets, são desenvolvidos respeitando características de cada espécie. E utilizando o produto inadequado, o mesmo pode causar irritações ou complicações maiores no seu amor de estimação.
Pelo menos uma vez ao mês, os felinos precisam ser banhados com muita água e sabão. Entenda sabão como xampu especial para animais: neutro e hipoalergênico.
A resposta é não, pois eles têm substâncias que visam atuar na acidez do couro cabeludo. O Ph do shampoo humano é “mais forte” do que é necessário para limpar um cão. Se usado, pode causar ressecamentos e problemas de pele e no pelo graves. Aqui, é bom deixar claro que os cães, como as pessoas, não são iguais.
Quantas vezes já ouvi essa pergunta... e quantas vezes já vi gente dando banho em seus cães com shampoo de bebê, sabonetes hidratantes, sabão de coco, glicerina e outros produtos nada adequados para pets. A resposta, numa palavra, é “não”.
Para manter a pelagem limpa e branca até o próximo banho, use talco, lenço umedecido ou banho a seco próprio pet sempre que for necessário, assim a sujeira e a umidade do pelo serão absorvidas por um desses produtos e removidas do seu cãozinho.
Como contribuir para o fim da lágrima ácida Portanto, mantenha a região sempre seca. Duas vezes ao dia, limpe com gaze e soro fisiológico e, em seguida, mais uma gaze seca para drenar toda a umidade. Outra maneira de diminuir a secreção é massageando a lateral dos olhos para desentupir o canal lacrimal do cãozinho.
O vinagre será responsável por tirar cheiros e dar brilho ao pelo, assim como o bicarbonato que também ajuda a tirar certos odores. Se o animal estiver muito fedido, você pode encharcar o pano e secar bem o animal depois.
Coloque em um recipiente um litro de água, 1/4 de álcool, 1 colher de amaciante e 1/2 copo vinagre branco. Depois, com a ajuda de um borrifador, espalhe o conteúdo pelo local onde o pet esteve e que ficou o cheiro. É possível fazer isso também com pano e balde, assim a sujeira é removida, e não disfarçada.