Descrição do Cálcio de Ostra Maxinutri É fonte de cálcio, mineral que ajuda na formação e manutenção de ossos e dentes, coagulação do sangue, contração muscular e impulsos nervosos. Conta também com vitamina D, que atua na absorção de cálcio e fósforo, prevenindo problemas ósseos e fraturas.
Lista de alimentos saudáveis: os sete melhores alimentos para seus dentes
Frutas como a maçã, a pera, o kiwi e a melancia possuem pouco açúcar e alto teor de fibras. Por isso, elas são consideradas exemplos de alimentos detergentes que limpam os dentes durante o consumo, como explica o Dr. Anderson Bernal, dentista especialista em estética e reabilitação oral.
COMER MAÇÃ SUBSTITUI A ESCOVAÇÃO? Mito! Limpeza completa só com escovação e fio dental. A gente explica: alguns alimentos ricos em fibras como maçã, pera e cenoura ajudam a limpar os dentes, já que na mastigação tem maior atrito, removendo resíduos.
Os nutricionistas recomendam: não ficar mais do que três horas sem se alimentar. E os dentistas: que se espere de uma a duas horas para escovar os dentes até que o pH da boca volte ao normal.
Essa crença é um exagero, mas não totalmente errada. O uso de maçã na higiene oral é uma crença que tem algum fundamento. Porque, além da vitamina C, ela contém muitos nutrientes saudáveis. E mastigar uma maçã depois da refeição realmente ajuda a remover as sujeiras superficiais sobre os dentes.
2.Beber água logo após a higienização bucal Após escovar os dentes o interessante é deixar o flúor agir nos dentes por pelo menos 30 minutos, ou seja, é melhor não comer nem beber nada nesse período.
Por isso, comer uma maçã após a refeição pode ser uma opção para remover a sujeira superficial dos dentes. A fruta ainda massageia os tecidos gengivais e aumentam a produção de saliva, o que pode proteger contra a formação de cáries.
A orientação dos dentistas é esperar 30 minutos depois de comer para escovar os dentes. Esse tempinho é necessário para a saliva equilibrar o pH bucal, que foi alterado pelos alimentos e bebidas que você ingeriu. Fazer a escovação antes desse intervalo de 30 minutinhos pode causar alguns problemas nos dentes.
O especialista recomenda esperar de 20 a 30 minutos para escovar os dentes, o que dá tempo para que o ácido seja neutralizado e o cálcio que se encontra dissolvido na saliva volte a se prender ao esmalte.
Você deve, na verdade, esperar 30 minutos após ter comido para realizar a higiene bucal! “Isso é necessário para equilibrar o pH bucal”, explica ela. Isso porque, escovar os dentes imediatamente após as refeições, principalmente se tiver consumido alimentos mais ácidos ocasiona alguns problemas.
Tem problema escovar os dentes depois do café da manhã? Problema nenhum! Como já mencionamos anteriormente, é fundamental ter hábitos saudáveis e uma higienização bucal eficaz. Também não tem problema algum escovar os dentes antes de tomar café da manhã, mas é preciso se lembrar de escovar depois de cada refeição.
Como escovar os dentes corretamente
“Pesquisas apontam que quem escova os dentes muitas vezes por dia acaba danificando o esmalte e comprometendo a saúde da gengiva”, alerta Silva. O recomendado é realizar a higienização ao acordar, antes de dormir e após grandes refeições.
30 minutos
Formação de placa bacteriana é facilitada enquanto dormimos No entanto, a noite essa produção é naturalmente diminuída, podendo trazer consequências. “A saliva equilibra a acidez da nossa boca constantemente, com sua redução, esse equilíbrio fica prejudicado e as bactérias podem proliferar mais facilmente.”