A palavra do grego antigo oikos (em grego clássico: οἶκος, plural: οἶκοι) refere-se a três conceitos relacionados, mas distintos, sobre a sociedade grega antiga: a família, a propriedade da família e a casa. ... O oikos era a unidade básica da sociedade na maioria das cidades-Estados do mundo grego.
Historiadores modernos postularam que os genos tinham sido o grupo organizacional básico das tribos dóricas e jônias que assentaram-se na Grécia durante o Período homérico, mas estudiosos posteriores chegaram a conclusão que os genos surgiram posteriormente com certas famílias alegando linhagem nobre. ...
Um demos é uma divisão territorial administrativa composto por pequenos e grandes proprietários, mercadores, artesãos e marinheiros. ... Cada demo recebeu um nome que geralmente lhe vinha do antigo genos (aquele que fora o seu senhor), de uma produção agricola predominante ou de um pormenor topográfico.
A democracia surgiu na Grécia clássica, e, desde logo adquiriu diferentes significados, para diferentes pensadores. ... O termo democracia provém do grego: demos (povo) e kratos (poder), portanto, desde seus primórdios (meados do século V para o IV AC) democracia sempre teve a conotação de poder do povo, poder popular.
A história da democracia refere-se a um conjunto de processos históricos cuja origem é tradicionalmente localizada na Atenas clássica e por meio dos quais foram forjados discursos e práticas políticas de cunho democrático. ... O termo democracia é de origem grega (δημοκρατία, dēmokratía) e quer dizer "poder do povo".
Suas principais características são soberania popular; da democracia representativa e participativa; um Estado Constitucional, ou seja, que possui uma constituição que emanou da vontade do povo; e um sistema de garantia dos direitos humanos. Como o nome sugere, a principal ideia da categoria é a democracia.
Características da democracia moderna A garantia da liberdade individual; A liberdade de opinião e expressão; A liberdade de eleger seus representantes, independente do regime político (presidencialista, parlamentarista, etc.);
Não existe consenso sobre a forma correta de definir a democracia, mas a igualdade, a liberdade e o Estado de direito foram identificadas como características importantes desde os tempos antigos. ... Nos Estados Unidos, a separação de poderes é frequentemente citada como um atributo central de um regime democrático.
a liberdade de expressão e opinião de vontade política de cada um; a igualdade de direitos políticos e a possibilidade de oportunidades iguais para que povo e partidos políticos possam se pronunciar sobre decisões de interesse público.
Com a premissa de que todo o poder emana do povo prevista na Constituição Federal de 1988, a nação brasileira enquadra-se na categoria de Estado Democrático de Direito. ... Como o nome sugere, a principal ideia da categoria é a democracia.
O Brasil é adepto da democracia representativa (também chamada de indireta ou semidireta). Assim, o povo escolhe representantes, que exercem mandatos para efetuar as vontades e anseios da população.
Na democracia direta, a população não delega o seu poder de decisão. Nesse sistema de governo, a própria população decide diretamente sobre o que é de interesse público e administrava a cidade – ou melhor, o povoado, a vila.
Uma democracia direta é qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisões. ... O exemplo mais marcante das primeiras democracias diretas é a de Atenas (e de outras cidades gregas), nas quais o povo se reunia nas praças e ali tomava decisões políticas.
São muitos os significados dados para a democracia. Observando o conceito percebemos uma diferença entre democracia formal e substancial. O aspecto formal: a) Consiste na existência de instituições como voto secreto e universal, pluripartidarismo político, autonomia dos poderes Executivos etc.