Omulu - No Candomblé, Omolu é associado ao número 14.
É aqui que começa a confusão com Omolu, já que ambos possuem campos próximos mas muito distintos entre si. Enquanto Omolu atuará no desencarne do ser, Obaluaê atuará na redução do corpo plasmático do espírito para que se tenha afinidade e se conecte com o novo invólucro carnal.
Obaluaê – Jaca, cajá, carambola, fruta-pão, morango, amora, mamão, romã, uva preta, jabuticaba, figo preto, cereja preta, banana da terra. Nanã – Melancia, melão, ameixa vermelha, uvas roxas, jabuticaba.
Salve querido Pai da vida, da saúde e da cura. Eu venho humildemente e com todo o respeito, Senhor, pedir-lhe [faça seu pedido aqui]. Oh, grande Omulú, se meus pedidos forem injustos e não merecidos, não me puna, Pai. Não deixe que caia sobre mim a sua ira.
Acender velas Se você ainda não sabe qual é o seu orixá, indicamos que você acenda velas na cor branca, que atende a todos. Se você deseja a indicação do melhor dia para acender velas, indicamos a sexta feira. É o dia de Oxalá, o orixá Maior.
Existem no Candomblé, diversas qualidades de Obaluaê sendo que as cores mais usadas, dependendo da linha são: preto, vermelho e branco e preto e branco, podendo haver algumas variações conforme a Nação correspondente.
Na magia de Umbanda, as cores são observadas e empregadas sob vários aspectos. ... Verde — Dentre as três cores fundamentais, o verde é a principal, sendo as demais, o amarelo, o azul e o vermelho, sendo que do amarelo e do azul que se forma o verde. É o símbolo do amor e da verdade.