Onde foi criado o Futsal? A versão mais aceita da origem do Futsal é que Futebol de Salão teve sua origem no Uruguai quando começou a ser praticado na década de 1930 em Montevidel,também na Associação Cristã de Moços.
O futsal, também chamado de futebol de salão, é um esporte coletivo semelhante ao futebol de campo, porém possui suas peculiaridades. Ainda que sejam semelhantes, o futsal possui regras específicas e diferencia-se, por exemplo, pelo número de jogadores e as dimensões do espaço de jogo.
O futsal é um dos esportes que mais crescem no mundo, é praticado em uma quadra retangular onde duas equipes compostas por cinco jogadores disputam a bola com o objetivo de acertar o gol do oponente, somente o goleiro pode usar as mãos para tocar a bola e Se caso a bola sair do campo de jogo, a posse de bola passará ...
A partida de futsal é composta por dois períodos de 20 minutos, com um intervalo de 10 minutos. O cronômetro é parado sempre que o jogo é interrompido, gerando um aumento de 75 a 80% no tempo total da partida (BARBERO- ALVAREZ et al., 2008).
7
Uma equipe de Futsal é formada por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro. Em competições oficiais o número máximo de reservas é de 9 atletas. As substituições no Futsal são ilimitadas. As substituições podem ser feitas com o bola em jogo ou fora de jogo, desde que na ZONA DE SUBSTITUIÇÃO.
Tentar tocar a bola com as mãos ou braços intencionalmente, mesmo que não toque na bola, também será considerado falta.
Entre as mudanças mais significativas está o aumento na quantidade de cobranças nas disputas de pênaltis (aumentou de três para cinco), e o item que diz que "se o goleiro lançar a bola direto para a quadra do adversário será marcado um tiro livre indireto e será cobrado do local onde a bola passou a linha".
Cada partida de futsal tem 40 minutos de duração, sendo dividida em dois tempos de 20 minutos. O jogo é supervisionado por um árbitro. O uso dos braços, do tronco, da cabeça, das pernas e dos pés é permitido para o manejo e condução da bola. O uso das mão é proibido a todos os jogadores, com exceção dos goleiros.