Sete upgrades que você pode fazer para deixar o PC mais rápido
Portanto, se sua memória RAM corresponde com às suas necessidades, invista em um SSD, caso contrário, vale à pena o primeiro investimento em uma memória RAM e já ir pensando em adquirir um SSD em seguida para melhorar a velocidade de abertura dos programas.
Diferente dos tradicionais discos rígidos que acessam arquivos por meio de uma agulha, não existem partes móveis na parte interna dos SSDs, sendo este o motivo de serem mais rápidos e silenciosos, pois os arquivos são acessados com mais rapidez em uma memória flash.
Dependendo do modelo escolhido, as taxas de transferências podem chegar até 500 MB/s, podendo ser até 10 vezes mais rápido que um HD de alta performance. Os SSDs, também conhecidos como unidades de estado sólido, não possuem discos físicos.
Usar SSD e HD ao mesmo tempo deixa o PC mais rápido? Veja dicas
Para isto, siga estes passos:
Caso 2SSD não aparece porque não foi inicializado
1) Abra o “Gerenciador de Dispositivos”; 2) Clique com o botão direito sobre o seu SSD e entre nas “Propriedades”; 3) Vá na aba “Políticas” e desmarque a caixa “Habilitar gravação em cache no dispositivo”; 4) Clique em OK para fechar a janela.
O segredo está em colocar os arquivos certos no SSD, como o sistema operacional, os programas e os jogos. Os demais arquivos, como músicas, filmes, séries, fotos, documentos e qualquer outro tipo de arquivo, salve no HD.
Porque travar uma guerra entre o HD e o SSD no armazenamento do seu computador, se você pode aproveitar as melhores vantagens e manter os dois trabalhando em conjunto na sua máquina? Os discos rígidos (HDs) e as novas unidades de estado sólido (SSDs), podem ser parceiras!
Na janela que será aberta, você poderá configurar quanto de seu disco rígido será usado como memória RAM. Desmarque a opção “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”. Feito isso, você poderá editar as opções dessa janela. Clique em sua unidade SSD.
O principal motivo para nunca desfragmentar o seu SSD é simples: não há nenhum ganho nisso. Diferente dos HDs que com a desfragmentação levam os dados para mais perto do leitor para que ele se movimente menos e acesse mais rápido às informações, no SSD não há movimento mecânico, logo o processo não tem esse efeito.
Ao desfragmentar, as informações do disco são movidas entre setores, resultando em gravações desnecessárias que podem diminuir a vida útil do SSD. Além disso, ao contrário dos discos rígidos convencionais, não há ganho de desempenho. ... No SSD, não há movimento mecânico, o que torna o processo inútil.
De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação. Uma questão importante do SSD é que ele, diferentemente do HD, não se desgasta ao ler os arquivos, apenas quando há a gravação dos mesmos.
Na verdade, o SSD possui uma vida útil menor que um HD convencional, mas isto não significa que ele durará pouco. ... A média para o uso comum de um SSD gira em torno de 20TB por ano, sendo assim, isso quer dizer que o seu SSD funcionará por um bom tempo até ser necessária a sua troca.
6 anos
8 anos
10 anos
Altas temperaturas sempre podem ser prejudiciais. O seu HD externo pode precisar ser formatado por arquivos corrompidos ou algum vírus. Para isso, você precisa, primeiro, conectar o seu HD ao computador. ... Todos os arquivos serão apagados e o disco rígido reparado.
Evite deixar o HD constantemente conectado ao computador. Para aumentar a vida útil do seu HD externo, evite deixá-lo constantemente conectado ao computador ou outro dispositivo, em momentos que não esteja sendo utilizado.
Um disco rígido possui muitas partes mecânicas que se movimentam, além dos discos que estão sempre girando a velocidades próximas de 7200rpm na maioria dos HDs comuns. Toda esta movimentação é a principal causa do calor gerado, além da placa lógica que também esquenta durante o funcionamento.
5 dicas para descobrir se o HD está com defeito
Pode-se testar isso com um multímetro. Se o diodo lê zero ohms, ou próximo a ele, então ele realmente está em curto. Quando em curto estes diodos costumam ter um cheiro de queimado perceptível e podem ter danos visíveis.