Abelardo defendia a abstração dos universais, opondo aos conceitos reinantes de "vox" (nominalismo) e "res" (realismo) o "sermo", função lógica do espírito. Para ele o conceito é universal, enquanto se aplica aos indivíduos que dele participam, representando, portanto, uma situação e não uma coisa sem si.
Problema dos universais (ou "querela dos universais") é a designação dada ao debate, sustentado pelos historiadores da filosofia, sobre questão de saber se os universais são coisas ou meramente palavras. ... Platão argumentou que, não só os universais eram reais, como só estes existiam verdadeiramente.
Na Idade Média, a questão dos universais foi a discussão (ou a “querela”) acerca da natureza destes gêneros e espécies (de 0 a 2 pontos); - Como idéias universais, em sua relação com a realidade dos objetos particulares, e, com a inteligência humana (de 0 a 2 pontos);
Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica. Isto pode parecer paradoxal em nossa época, mas naquele tempo era perfeitamente compreensível.
O pensamento medieval diz respeito ao período medieval, compreendido de 476 d.c. (queda do Império Romano no Ocidente) e 1453 d.c. (queda do Império Romano no Oriente). ... O pensamento moderno diz respeito ao período moderno, compreendido entre 1453 d.c. e 1789 d.c. (início da Revolução Francesa).
Sobre a filosofia medieval, é correto afirmar que: ... Em termos epistemológicos, para Tomás de Aquino, a razão aperfeiçoou a fé; a filosofia aperfeiçoou a teologia; e no embate entre estas, a razão e a filosofia prevalecem.
A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica.
Por fim, de modo geral – e tomando como referência o pensamento cristão –, podemos afirmar que a filosofia medieval se divide em dois grandes períodos: a Patrística e a Escolástica. Período de formação do pensamento cristão, a Patrística vai do século II até o século VIII d.C. Foi a época dos Padres da Igreja.
Filosofia Escolástica
A Filosofia medieval abrange o período que vai do século VIII ao século XIV. Durantes esses anos, houve diversos pensadores árabes, europeus e judeus. ... Durante a Idade Média, aconteceu um sincretismo entre as crenças religiosas e o conhecimento clássico.
Dois grandes temas irão nortear a filosofia medieval: o homem e Deus. A filosofia cristã comportou dois grandes períodos: a filosofia dos Padres da Igreja, ou Patrística, que foi até o século V, e a filosofia dos Doutores da Igreja, ou Escolástica, que foi até o século XIV.…
Parecem perguntas soltas, mas estão todas relacionadas a três grandes eixos temáticos, os principais problemas da filosofia medieval: Conhecer e entender a natureza divina; Compreender e determinar a relação da humanidade com a divindade; Estabelecer os campos da fé e da razão.
Ou seja, eles buscavam a racionalização da fé cristã. Portanto, os principais temas explorados estavam ancorados nas vertentes do maniqueísmo, ceticismo e neoplatonismo. São eles: criação do mundo; ressurreição e encarnação; corpo e alma; pecados; livre arbítrio; predestinação divina.
Os principais temas explorados por Tomás de Aquino foram: Realidade sensorial: tudo o que sentimos na realidade. Princípio da não-contradição: estudo sobre as dicotomias entre ser e não ser. Princípio da Substância: relacionado com a essência do ser e de seus aspectos não essenciais.
A Filosofia Patrística foi desenvolvida no início do período de transição da Antiguidade para o Medievo e desenvolveu os primeiros passos da doutrina cristã. ... Ele situava-se, cronologicamente, entre a Antiguidade e a Idade Média e, filosoficamente, pode ter distintas classificações.
Os principais pensadores da Patrística Grega são: Justino de Roma (século II), considerado como o primeiro filósofo cristão, por afirmar que o cristianismo era a verdadeira filosofia; Clemente de Alexandria e Orígenes (séculos II-III), os três capadócios: Gregório de Nissa, Basílio de Cesareia e Gregório Nazianzeno ( ...
A Patrística foi uma vertente filosófica que teve início no período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média. O nome “Patrística” faz uma referência aos primeiros padres da Igreja Católica, que se dedicaram a desenvolver uma filosofia que se aproximava do pensamento cristão e do conhecimento religioso.
Livro - KIT - Coleção Patrística - 41 volumes.
Ideologia ou ciência que se dedica ao estudo da doutrina dos Santos Padres da Igreja Católica; história ou qualquer narrativa que tem por base essa ideologia. ... A palavra patrística deriva do latim eclesiástico “patrística”, pelo francês patristique, com o sentido de “doutrina dos Santos Padres”.