Para garantir o consumo recomendado, portanto, listamos outras boas fontes de cálcio que não contêm leite:
Esse alimento contém vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade e gorduras boas que são essenciais para o corpo humano. É fonte de cálcio, ferro, potássio, zinco, magnésio, vitaminas A, D e do complexo B e selênio.
Comer frutas ricas em cálcio como manga, laranja, kiwi, pera, uva, ameixa seca e amora preta; Comer regularmente vegetais de cor verde escura como espinafre e brócolis porque eles também são boas fontes de cálcio.
Lista de alimentos ricos em cálcio
No mercado, já é possível encontrar opções de extratos vegetais fortificados com cálcio. Já in natura, o leite do gergelim é o que mais oferece cálcio. No entanto, como a bebida tem um gosto amargo, acaba sendo usada mais para fins culinários do que como um substituto do copo de leite da manhã.
Leite de soja
Qual o melhor leite vegetal?
Saiba mais sobre a soja e as suas controvérsias aqui.
Cremoso e de sabor mais acentuado que os outros leites vegetais, o leite de cânhamo é ideal para o preparo de receitas salgadas. Feito com as sementes de cânhamo em água, esse leite é rico em vitaminas, proteínas e minerais.
DE AMÊNDOAS: esse leite é rico em antioxidantes, em gorduras boas e em minerais que ajudam na malhação. Tem baixo índice glicêmico. DE ARROZ: por não conter gordura, é menos calórico, mas pode elevar o índice glicêmico. Rico em carboidratos, é ótimo no pré ou pós-treino.
Leite de soja
Leite de coco, de amêndoas, aveia, soja, arroz, castanhas ou até de cabra (que não é vegetal, mas não contém lactose e é de melhor aceitação pelo organismo) são boas alternativas.
Algumas alternativas são: o leite de soja, de castanhas, de aveia e o de inhame. Mas é importante lembrar que cada um tem benefícios diferentes e é preciso conhecer suas características antes de escolher o mais adequado para você.
Os 5 melhores alimentos para substituir o leite na sua dieta
Por muito tempo, a cafeína foi vista como uma substância que traria malefícios à saúde. Isso porque, quando consumida em altas doses (mais de 500 mg - cerca de quatro xícaras grandes por dia), pode causar arritmia, ansiedade, estresse, insônia, irritabilidade, tremores e diarreia.
Além desses efeitos, pessoas que bebem café em excesso também podem apresentar:
Não há problema algum em beber café todo dia; MITO total. As xícaras de café repetidas podem acentuar, sim, alguns desgastes físicos para quem já apresenta um problema de saúde. Como é o caso da gastrite.