Os procedimentos devem ser realizados de forma sucessiva e encadeada. Para que a Corrente da Vida ou Sobrevivência seja realizada corretamente, a seguinte sequência deve ser seguida: acionar o socorro, RCP, desfibrilação precoce e socorro especializado.
CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA AMBIENTE INTRA-HOSPITALAR
O profissional de saúde deve reconhecer a PCR:
1º ELO: O primeiro elo da cadeia de sobrevivência é reconhecer a inconsciência ou respiração inadequada (gasping) e acionar o Serviço Médico de Emergência (SAMU), fazendo ligação telefônica para 192 ou 193.
Define-se transporte intra-hospitalar como a transferência temporária ou definitiva de pacientes por profissionais de saúde dentro do ambiente hospitalar.
Tratamento feito parcialmente dentro de uma unidade hospitalar. Dependendo da melhoria do paciente este pode passar a ser medicado em casa. Exemplo de uso da palavra Intra-hospitalar: "E um levantamento inédito no Brasil mostra que há uma elevada taxa de mortalidade intra-hospitalar por insuficiência cardíaca."
Procedimentos para Alta e Transferência
É a transferência do paciente de um local a outro, utilizando-se de maca ou cadeira de rodas.
Quem autoriza a transferência inter-hospitalar? A transferência externa será realizada mediante desejo do próprio paciente ou seus familiares. Contudo, somente pode ser feita após liberação médica e contato com o hospital destino.
Deverá ser transportado por médico ou fisioterapeuta e enfermeiro, técnico de enfermagem da unidade e Técnico de enfermagem do transporte.
§ 1º Paciente crítico/grave é aquele que se encontra em risco iminente de perder a vida ou função de órgão/sistema do corpo humano, bem como aquele em frágil condição clínica decorrente de trauma ou outras condições relacionadas a processos que requeiram cuidado imediato clínico, cirúrgico, gineco-obstétrico ou em ...
Vítima, da seguinte maneira: uma pessoa segura a parte da frente da cadeira, onde os pés se juntam ao assento. O outro segura lateralmente os espaldares da cadeira pelo meio. A cadeira fica inclinada para trás, pois a pessoa da frente coloca a borda do assento mais alto que a de trás.
A humanização é um conjunto de iniciativas que dentro da UTI visa à produção de cuidados ao paciente em estado critico capaz de conciliar a tecnologia com o acolhimento necessário e o respeito cultural e ético ao paciente, com espaços de trabalho favoráveis ao bom exercício técnico dos profissionais de saúde e a ...
No setor de saúde, a humanização é essencial para aumentar a eficácia do tratamento e a satisfação dos pacientes que, por sua vez, passam a dar mais credibilidade à instituição e, consequentemente, indicá-la para outras pessoas.
A importância da humanização do cuidar como dimensão da atenção à saúde. Cuidar é um conceito que tem diversas definições. No campo da medicina, significa mais do que tratar a doença. É também dialogar, motivar e tratar cada paciente como um todo, considerando o conjunto de suas necessidades e peculiaridades.
Humanização é o conjunto de valores, técnicas, comportamentos e ações que, construídas dentro de seus princípios, promovem a qualidade das relações entre as pessoas nos serviços de saúde.
O significado da humanização engloba compreender e ouvir as necessidades e queixas de qualquer pessoa com respeito, cordialidade e empatia. Esse conceito está cada vez mais presente nas organizações, pois o atendimento humanizado integra a construção do relacionamento que existe entre um serviço prestado ou marca.
Atendimento humanizado é definido como a habilidade dos profissionais da área da saúde ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento com dignidade e sucesso, afirma a fisioterapeuta Jéssica Maria Ribeiro Bacha.
Um Atendimento Humanizado é aquele em que o cliente se sente ouvido e respeitado, onde há um diálogo. Mais do que um atendimento, há um relacionamento entre as partes. O ponto é que o cliente deseja ser tratado como um ser humano e não um mero número de protocolo.
Humanizar é tornar-se humano, adquirir novos hábitos mais apropriados sob o prisma da ética e da moral distanciando-se da ignorância, estupidez, desamor... É educar-se sendo mais benévolo, enfim, evoluir o “eu espírito”.