As fibras solúveis são um tipo de fibra encontrada principalmente em frutas, cereais, legumes e vegetais, que se dissolvem em água, formando uma mistura de consistência viscosa no estômago, o que aumenta a sensação de saciedade, pois o alimento permanece nele por mais tempo.
As fibras alimentares compreendem as partes comestíveis dos vegetais presentes nas frutas, legumes, verduras e hortaliças e do amido resistente encontrado em leguminosas e grãos (cereais integrais) que resistem ao processo de digestão, ou seja, elas passam quase intactas pelo sistema digestivo chegando ao intestino ...
Na verdade, elas são imprescindíveis à dieta. Como não são digeridas, vão para o intestino, onde atuam como “vassouras”, que carregam os resíduos alimentares e a gordura excedente na alimentação pelo intestino, baixando o nível de colesterol absorvido.
Fibras são carboidratos que não podem ser digeridos pelo nosso organismo. Existem dois grupos de fibras: solúveis e insolúveis. As fibras solúveis têm a capacidade de se misturar a água e assim cumprem seu papel de proporcionar mais saciedade, pois formam uma espécie de gel na parede do estômago.
As vitaminas são nutrientes extremamente importantes para a nossa saúde e que podem ser obtidas a partir da nossa alimentação. Sem as vitaminas necessárias, nosso corpo enfrenta uma série de problemas que vão desde alterações na pele, anemia, retardo no crescimento, até problemas neurológicos.
Além disso, por sua conhecida ajuda no bom funcionamento do intestino, as fibras também previnem o aparecimento de câncer no intestino. Para as pessoas que estão em busca de emagrecimento saudável, elas podem ser grandes aliadas, uma vez que a ingestão de alimentos ricos em fibras proporciona a sensação de saciedade.
É através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor maneira, inclusive prevenindo contra doenças como anemia, obesidade, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC) e várias outras.
Regular o funcionamento intestinal; Reduzir níveis de colesterol; Controlar a glicemia; Promover uma maior sensação de saciedade, o que ainda ajuda no controle de peso¹, ².
Os principais benefícios do leite de aveia são:
Como usar a aveia para emagrecer Para ajudar a emagrecer, a aveia deve ser consumida diariamente num máximo de 3 colheres de sopa por dia, podendo ser utilizada na forma de mingau ou adicionada à frutas picadas ou amassadas, em iogurtes, sucos e vitaminas.
Como consumir Segundo a nutricionista Dra. Andrezza Botelho, o ideal é consumir um prato de mingau pela manhã ou à noite. Ele deve ser usado como café da manhã ou jantar – e não como ceia, aquela última refeição, depois do jantar, que é geralmente indicada em cardápios para emagrecer.
Mingau de aveia, banana e canela
Receita de Mingau de Aveia - 100 ml leite e 1 col. aveia, 83,50 calorias por porção - Cuidaí Receitas.
145 calorias
Para emagrecer, precisa ser o desnatado? Quando se fala em perder peso e reduzir calorias, parece lógico retirar o leite integral, já que o desnatado, por ter mais gorduras, possui menos calorias. E isso realmente é uma opção para quem tem obesidade, doenças do coração, hipertensão ou colesterol alto.
Eles possuem as mesmas propriedades, apenas mudam o formato. Depois dos flocos, o farelo de aveia é a opção mais nutritiva. O farelo é parte mais externa do grão, onde temos menos carboidratos e muitas proteínas e fibras solúveis que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol além de promover saciedade.