A partir da compreensão da variedade de procedimentos culturais dentro dos contextos em que são produzidos, a antropologia, como o estudo das culturas, contribui para erradicar preconceitos derivados do etnocentrismo, fomentar o relativismo cultural e o respeito à diversidade.
Antropologia e Psicologia A antropologia tem sua importância na psicologia pois tem a tarefa de ressaltar aspectos rotineiros na meio social ou no universo simbólico, ao qual não aparece necessariamente entre o psicólogo clínico e seu paciente.
Psicologia e a antropologia se mostram cada vez mais importante no mundo moderno. ... As duas diferenças principais são que os antropólogos estudam os seres humanos e suas diferentes culturas, enquanto os psicólogos estudam a mente humana, em específico.
Psicológica: o costume livra o indivíduo do excesso de possibilidades. Social: o costume permite que ação social aconteça.
Designam-se como costumes as regras sociais resultantes de uma prática reiterada de forma generalizada e prolongada, o que resulta numa certa convicção de obrigatoriedade, de acordo com cada sociedade e cultura específica.
Assim, “o costume é a prática social reiterada e considerada obrigatória”[2]. A Lei, por sua vez, difere do costume por ser um preceito escrito, elaborado por um órgão competente, com forma estabelecida. ... O direito nada mais é, que a expressão genuína da consciência de uma sociedade e não um produto do legislador.
Em suma, os costumes são atos habituais que, com o passar do tempo, acabam por se tornar prática comum enraizada na cultura social. Os costumes variam de acordo com as diferentes sociedades e culturas, e podem estar intrinsecamente relacionados com as tradições e rituais particulares de cada povo.
Significado de Tradição substantivo feminino Costume transmitido de geração a geração ou aquilo que se faz por hábito; costume: as tradições de uma região. Herança cultural, legado passado de uma geração para outra: não concordava com tradições que violavam os direitos dos animais.