A análise SWOT é um método utilizado para posicionar ou verificar a melhor estratégia para uma empresa, de acordo com o seu ramo de atuação. ... Ela será útil ao possibilitar um estudo aprofundado da real situação em que se encontra o mercado interno e externo, que podem ameaçar o crescimento da empresa.
No ambiente externo, estão inseridos os fatores sobre os quais a corporação não possui controle, como clima, crises econômicas, taxa de juros, políticas ambientais, eleições, mudanças de câmbio ou de legislação, entre outros.
Um recurso amplamente utilizado para análise de projetos é a matriz FOFA — também conhecida como análise SWOT, ou strengths, weaknesses, opportunities e threats; em tradução direta: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. ... Logo, deve-se prever e analisar onde os seus concorrentes conseguem se sobressair.
Criada por Kenneth Andrews e Roland Cristensen, professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicadas por inúmeros acadêmicos, a análise SWOT estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Análise SWOT: identifique os pontos fortes e fracos da sua indústria (PDF) A Análise SWOT é uma ferramenta clássica da administração que significa em inglês: Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o negócio) e Threats (ameaças para o negócio).
As 4 Estratégias da análise SWOT cruzada (TOWS):