O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não destinando-se somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas, e dos vários imperadores.
Arquitetura Bizantina foi aquela desenvolvida pelo Império Bizantino durante a Idade Média. Suas principais características são os mosaicos vitrificados, ícones, pinturas sacras e cúpulas. ... Assim como aconteceu na arquitetura romana, a arquitetura bizantina também foi uma ferramenta política.
Sobre os aspectos do império bizantino temos que a sua existência se deu no período de quase fim do império romano. Assim, suas características principais foram a política centralizada, onde o poder político, militar e religioso concentrava-se nas mãos do imperador(cesaropapismo) nomeado também de patriarca.
Império Bizantino
grego
Qual dessas práticas ocorreu no império Bizantino? Utilização de baleias em rituais misticos. Adoração da cor vermelha. Escravos sexuais.
Para estabelecer a presença do Império Romano e o controle de uma importante localização para o mundo antigo, foi fundada a cidade de Constantinopla, cujo nome faz referência ao já citado imperador romano. No dia 11 de maio de 330, o imperador Constantino I tornou a cidade de Constantinopla a capital do Império Romano.
O Império Bizantino (a porção oriental do Império Romano, que durou até 1454, quando a sua capital foi tomada) foi importante para preservar a cultura greco-romana na medida que era uma instituição política pertencente a esta tradição cultural e que garantia a sobrevivência e a liberdade de povos a ela associados.
Resposta. As invasões permitiram a formação Império Otomano e também se deu o fim do Império IB.
O fim do Império Bizantino aconteceu em 1453, com a derrubada de Constantinopla pelos turco-otomanos. Marcou também o encerramento da Idade Média e o início da Era Moderna.