Resposta. Antropocentrismo: o homem como centro; todo o conhecimento pode ser adquirido pelo homem. Teocentrismo: Deus como centro; apenas Deus pode reter todo o conhecimento. Geocentrismo: teoria criada pela Igreja, na qual a Terra seria o centro do universo.
O antropocentrismo é uma concepção que considera a humanidade como centro do universo, que é avaliado de acordo com a sua relação com o ser humano. ... O antropocentrismo está ligado à desvalorização das outras espécies no planeta, estando então associado à degradação ambiental.
Uma das principais características do Humanismo se refere ao antagonismo ao Teocentrismo. ... O Teocentrismo é considerar Deus o centro de todas as coisas. Já no Humanismo, o Teocentrismo dá lugar ao Antropocentrismo. Na ideologia do Antropocentrismo, Deus não é o centro do universo, e sim, o Homem.
Em teologia cristã, o teocentrismo às vezes foi usado para descrever teologias que se concentram no Deus Pai, em oposição àquelas que se concentram em Cristo (cristocêntrico) e no Espírito Santo. O teocentrismo foi um elemento-chave da cristologia de Santo Agostinho.
O Teocentrismo é a doutrina onde Deus e seus ensinamentos estão no fundamento da sociedade. Esse pensamento vigorou durante a Idade Média. A palavra vem do do grego e significa: theos "Deus" e kentron "centro".
Surgiu questionando o Teocentrismo sistema onde Deus (Theos, em grego) estaria no centro do mundo. Assim, o antropocentrismo é um conjunto de ideias onde o homem representa a figura central, nos campos da cultura, ciência, sociedade e é a principal referência para o entendimento do mundo.
Teocentrismo é a doutrina que considera Deus o centro de todo o Universo e responsável pela criação de tudo o que há nele. Esta filosofia era amplamente defendida na Idade Média e baseada nos preceitos da Bíblia.
O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. ... O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.