O sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.
O SNP é a parte do sistema nervoso formada pelos nervos e gânglios. Sua função primordial é levar informações dos órgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os órgãos.
O sistema nervoso central (SNC) é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído pelo encéfalo e medula espinal, que estão protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas de meninges.
O encéfalo é uma região pertencente ao sistema nervoso, e engloba o cérebro, tálamo, mesencéfalo, ponte cerebelo e bulbo.
O encéfalo humano - composto dentre outras estruturas pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico (Mesencéfalo, Ponte e Bulbo) - contém cerca de 86 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10 mil conexões sinápticas cada.
O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Encontra-se na caixa craniana, ocupando todo seu espaço e junto com a medula e os nervos compõe o sistema nervoso.
Ele possui três partes principais:
- Cérebro: O cérebro é formado a partir do telencéfalo e constitui a parte mais desenvolvida do encéfalo. Muitas pessoas costumam usar de maneira errônea os dois termos como sinônimos. Uma característica marcante do cérebro é a presença de várias pregas que são conhecidas como giro ou circunvoluções.
Cerebelo. O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro. O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários.
Segundo Solange Jacob, nós aprendemos por toda a vida: “ Não há idade, o processo de aprendizagem acontece quando há uma modificação da estrutura cerebral, que cria memórias de longo prazo; essas memórias são adquiridas através da atenção”. Assim, a importância da prática da ginástica cerebral se torna mais evidente.
O ensino-aprendizagem dá-se através da relação professor/aluno. Para Mizukami (1986) o ensino-aprendizagem acontecesse através do ensino tradicionalista, onde o professor é o possuidor do saber e o aluno um mero receptor.
Aprendizagem é o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Um fenômeno ou método diretamente relacionado com o ato ou efeito de aprender. ... Ela é um processo contínuo, pois as pessoas estão a todo momento assimilando novos conhecimentos e informações – seja de modo formal ou informal.
Aprender engloba emoção, interação, alimentação, descanso, motivação, entre outros, e é aí que entra a neurociência, no sentido de dar maior compreensão de como se processa a aprendizagem em cada indivíduo, compreendendo o processo de forma integral. ...
Quando o input emocional é adicionado à experiência de aprendizagem, o cérebro capta e processa os estímulos de forma mais significativa e profunda, facilitando a sua retenção e recuperação e, consequentemente, a elaboração e regulação das respostas.
Resposta. A neuropsicopedagogia, agregando conhecimentos da neurociência, proporciona um trabalho preventivo, avaliando e auxiliando os processos metodológicos, a fim de melhorar o processo de ensino- aprendizagem.
As aprendizagens adquiridas são armazenadas no cérebro, por meio de neurônios e sinapses, porém podem ocorrer perdas neuronais através de fenômenos naturais, ou questões ambientais (como acidentes, etc). ... Portanto a plasticidade ocorre por meio do aprendizado assim como o aprendizado estimula a plasticidade.
Resposta: 1-A neuroplasticidade regenera neurônios e cria conexões sinápticas - o meio de comunicação entre os neurônios. Por meio desses fatores, a plasticidade permite que novas conexões sejam estabelecidas entre os neurônios (sinapses), mudando completamente a rede de conexões.