Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície.
No caso das cargas que já estão distribuídas na área (como o caso da sobrecarga de utilização e o revestimento) basta multiplicar as mesmas pela largura de influência de cada nervura. Este valor, conforme comentado anteriormente, é a distância entre eixos de duas nervuras. Área de concreto da nervura.
Uma maneira mais simples de calcular o volume de uma laje nervurada: VLN = VLM – QCxVC, onde VLN é o volume da laje nervurada; VLM é o volume da laje considerando a mesma laje maciça; QC é a quantidade de cubetas na laje; VC é o volume de cada cubeta (na Figura temos uma cubeta semelhante à um tronco de pirâmide). //// ...
Em relação à altura da laje nervurada, pode-se estimá-la com base no vão da estrutura. A altura deve ser correspondente a 1/25 a 1/30 do maior vão da obra.
Espessura mínima para laje nervurada Para a NBR 6118, a espessura da mesa deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre nervuras, nunca menor que 4 cm, no caso de estruturas sem tubulações horizontais embutidas.
6 cm
Laje de cobertura: 5,0 cm de espessura; Laje de piso: 7,0 cm de espessura; Laje em balanço: 7,0 cm de espessura; Laje de garagem: 12,0 cm de espessura.
Laje Maciça As lajes maciças mais comuns são a tradicional e a nervurada. Prós: Vence grandes vãos, mais resistente à trincas e fissuras, acabamento liso na parte inferior (no caso da laje tradicional).
A diferença entre a laje nervurada treliçada H8 da laje nervurada treliçada H12 ou H16, é a altura do fio da vigota treliçada, porém as informações mais importantes são, a carga por m² que será submetida a laje e o comprimento do vão.
/ * O valor de 0,43 é referente a medida da lajota que definirá o espaço entre os trilhos. Em caso de várias medidas diferentes, o cálculo é feito individualmente e somado no final. Ex.: 1.