sair - verbo
ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele sai) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (sai tu). Saí é a forma conjugada do verbo sair na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (eu saí) ou na 2.
brincar - verbo
O radical é o portador do "sentido", da "identidade" do verbo. Vamos tomar como exemplo alguns verbos e seus radicais. A vogal temática, por sua vez, é o elemento que permite a ligação entre o radical e as desinências.
Indicativo
A conjugação flexiona o verbo em tempo e modo. Tempo é presente, passado e futuro, sempre em relação a um marco temporal. Modo é a situação do que se diz: é certeza, ordem ou dúvida.
Eles são sempre castigados pela tia. Nós não fomos reconhecidos por ninguém....ser.
Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.
A forma correta de se escrever essa palavra é com “s”, sido. “Sido” consiste na conjugação do verbo “ser”, no particípio. ... O tempo do particípio é responsável por transmitir noções de conclusão da ação, indicando sua finalização.
O rato foi comido pelo gato. Eles são sempre castigados pela tia....ser.
A forma correta de escrita da palavra é fora, sem acentuação gráfica, quer se pronuncie com a vogal o aberta (ó) ou com a vogal o fechada (ô)....Fora (ó): advérbio, substantivo, preposição e interjeição
O pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo é formado pelo pretérito imperfeito do indicativo do verbo ter mais o particípio do verbo principal. Nota: Os tempos verbais compostos podem também ser formados com o verbo auxiliar haver, sendo contudo mais usual o verbo ter.