Tipos de Radioatividade
As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.
Radiação são variados tipos de energia na forma de partículas ou de ondas eletromagnéticas que se deslocam no espaço. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.
Radiação alfa: com baixo poder de penetração; Radiação beta: com médio poder de penetração; Radiação gama: com alto poder de penetração. Um elemento químico pode emitir de forma espontânea uma radiação e se transformar em um novo elemento químico denominando de transmutação natural.
Alguns exemplos são:
Ondas eletromagnéticas -c - Tipos
As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, micro-ondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. Já deu pra perceber que muitas dessas ondas estão presentes em nosso cotidiano.
O termo radiação ionizante refere-se a partículas capazes de produzir ionização em um meio, sendo "diretamente ionizantes" as partículas carregadas, como elétrons, pósitrons, prótons, alfas e "indiretamente ionizantes" aquelas sem carga, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons.
O espectro da radiação não ionizante pode ser subdividido em três grandes categorias, historicamente chamados de: óptico, radiofrequência e elétrico.
Essa forma de radiação pode ser formada por ondas eletromagnéticas ou por partículas, como é o caso das radiações alfa e beta. No primeiro caso, órgãos internacionais defendem que radiações eletromagnéticas de energia superior a 10 eV (1 elétron-volt = 1,6.
O raio X, a radiação ultravioleta (UVA e UVB), a radiação beta e radiação gama são exemplos de radiações ionizantes. Em contrapartida, a luz visível não é ionizante.
OUTROS TÓPICOS NESTE CAPÍTULO
Resposta. Alfa, Beta e gama.
Resposta. A radiação ionizante consiste em ondas eletromagnéticas com uma quantidade de energia suficiente para desprender elétrons de átomos. E ela pode alterar toda a estrutura de uma molécula.
Resposta: Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja, é capaz de arrancar um elétron de um átomo ou molécula. ... Nesses últimos a ionização é produzida pela partícula carregada que se origina de sua interação com a matéria.
A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Nem todos os átomos são radioativos, mas os que recebem essa definição se caracterizam por emitir partículas radioativas (radiação), numa busca constante para se tornarem mais estáveis.
Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.
A radiação é produzida de forma natural ou artificial. Na natureza, a radiação ultravioleta (raios UV) e a infravermelha são aquelas produzidas por corpos que apresentam calor, sendo o Sol a principal fonte.
As radiações eletromagnéticas são: radiação gama, radiação X (raios X), ultravioleta, visível, infravermelho, microondas, ondas de TV e rádio (FM e AM).
Qual foi o tipo de radiação usado para produzir essa imagem? A - Infravermelho.
A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos chamados radioativos são capazes de emitir radiações. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são: partículas alfa, partículas beta e raios gama.
A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas, se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea, etc., ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer).
Radiação é a propagação da energia por meio de partículas ou ondas. Radioatividade é fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações.
A radioatividade é o efeito que ocorre quando um átomo emite radiação. ... A radiação é a energia propagada pelo átomo quando o processo descrito acima está ocorrendo, sendo essa energia uma onde eletromagnética ou partícula. Nesse ultimo caso, as partículas podem ser Alfa (α), Beta (β) e Gama (γ).
Resposta. Pontos positivos: Trazer benefícios como na limpeza de alimentos, uso de elementos radioativos para matar bactérias ou fungos e etc. Pontos negativos: Pode ser prejudicial a saúde, são fontes de radiação colocando a natureza em risco.
A diferença entre contaminação radioativa e irradiação é que, na primeira, absorve-se o material radioativo, já na segunda há exposição à radiação, que pode ser a distância. ... A contaminação radioativa acontece quando um material radioativo é absorvido pelo corpo de um indivíduo.