As Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (PARANÁ, 2008), preconizam que os conteúdos estruturantes a serem ensinados pela disciplina de Educação Física são: esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, lutas e dança, e ainda coloca que outros elementos articuladores da Cultura Corporal devem ser ensinados.
Para isso, você vai estudar as seguintes disciplinas:
É o processo de organização e desdobramento dos elementos formais que constituem uma produção artística....Após várias discussões entre professores da rede, realizadas para compor as Diretrizes, definiu-se que os conteúdos estruturantes da nossa disciplina são:
Conteúdos Estruturantes são os saberes, conhecimentos de grande amplitude, que identificam e organizam os campos de estudo de uma disciplina escolar, considerados fundamentais para a compreensão de seu objeto de estudo e ensino e, quando for o caso, de suas áreas de estudo.
Os alunos vivenciaram os movimentos básicos de ginástica em/com aparelhos, partindo de uma educação crítica e participativa, os conteúdos já desenvolvidos foram os seguintes: rolar, saltar, embalar, balançar, parada de mãos, parada de cabeça, saltitos e voleios e elementos acrobáticos.
Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.