Os cereais de inverno incluem a aveia-branca (Avena, sativa L.), o centeio (Secale cereale L.), a cevada (Hordeum vulgare L.), o trigo (Triticum aestivum L.)
Albrecht explica detalhadamente as diferenças entre as duas plantas. Segundo Leandro, a aveia possui apenas lígulas, enquanto o trigo possui a lígula e aurícula. As lígulas e aurículas encontram-se logo acima da bainha das folhas das gramíneas que as possuem (figura1).
Podem parecer muito semelhantes, mas têm algumas diferenças importantes na maneira como são processados e usados, na sua nutrição e efeitos na saúde. O trigo é moído em farinha antes de ser usado, enquanto que a cevada é consumida principalmente em grãos integrais.
Para ser classificada como cerveja puro malte, é preciso que a bebida seja produzida somente com malte de trigo e de cevada, sem adjunto em sua linha de produção. Amstel, Heineken, Devassa, Serra Malte, Proibida, Bohemia, Brahma Extra, Estrella Galícia, Petra, entre outras, entram nessa subcategoria.
Para facilitar vou citar algumas cervejas produzidas em escalas maiores (mais fáceis de encontrar e com o custo mais baixo) que são feitas com cereais maltados:
Bohemia