As principais atividades do dia a dia dos trabalhadores do CRAS podem ser resumidas da seguinte forma:
Realizam consultorias, assessorias, capacitações, treinamentos gerenciamento de recursos, favorecendo o acesso da população e usuários aos direitos sociais; e trabalhos em instituições públicas, privadas Organizações não Governamentais e juntos aos movimentos populares.
O Assistente Social deve apoiar e auxiliar o setor administrativo da instituição e elaboração, executando e avaliando o Plano Gestor Institucional, tendo o processo de planejamento com estratégias e referências no processo direcionado às organizações do terceiro setor.
Áreas de Atuação O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.
As mais conhecidas instituições do Terceiro Setor são as ONGs (Organizações Não Governamentais), havendo também as fundações, entidades beneficentes, os fundos comunitários, as entidades sem fins lucrativos, associações de moradores, entre outras. ... Muitas dessas fundações são financiadas por empresas particulares.
Relações Públicas (RP) Esses profissionais, que podem ser formados no curso de Gestão Pública, arcam, principalmente, com a tarefa de realizar a comunicação interna (entre os colaboradores) e externa (com a sociedade) do terceiro setor. São, portanto, necessários em quase qualquer ONG ou instituição.
7 requisitos básicos para trabalhar no 3º setor