Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Etapas da Farmacocinética. Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.
As drogas sofrem ligação a proteínas plasmáticas. A eficácia de uma droga é afetada pelo grau em que ela se liga a proteínas no plasma sanguíneo. Quanto menos ligante a droga for, mais eficientemente ela pode transpor as membranas celular ou se difundir.
a ligação dos antimicrobianos com as proteínas plasmáticas exerce influência sobre várias outras características farmacocinéticas, como sua difusão nos tecidos e líquidos orgânicos, a rapidez com que ultrapassa as membranas celulares, a intensidade de seu efeito antimicrobiano e sua velocidade de eliminação.
A albumina é a proteína mais abundante do plasma, pois representa entre 35 a 50% de todas as proteínas encontradas. ... As proteínas plasmáticas podem alterar a distribuição do fármaco, pois pode limitar o acesso a locais de ação intracelular.
Proteínas plasmáticas: Ocorre com drogas que interagem fortemente com as proteínas plasmáticas; Tecido adiposo: Ocorre com medicamentos de alta lipossolubilidade. Ex: Pesticidas organoclorados (BHC, DDT e etc); Ossos: Drogas que apresentam alta afinidade pelo cálcio.
Em geral, podemos dizer que a importância quantitativa e clínica do deslocamento das proteínas plasmáticas dependem da quantidade total de fármaco ligado à proteína, be3m como de seu índice terapêutico. A competição por locais de ligação não ocorre apenas entre fármacos, mas também entre fármacos e ligantes endógenos.
Fatores que interferem na distribuição da população. Há vários fatores que interferem diretamente na distribuição da população no espaço geográfico, tornando-a irregular. A polarização econômica, estimulada pelo desenvolvimento tecnológico e pelos investimentos de capitais é o principal desses fatores.
Resposta. Seria os fatores físicos ou naturais,onde a população busca áreas mais favoráveis à ocupação humana,como as de clima temperado,áreas com planaltos tropicais,planícies,entre outros.
Fatores naturais:relevo, hidrografia, temperatura, precipitação pluviométrica(chuva), temperatura. Fatores sociais: busca por empregos, melhor condição de vida, diferenças sociais.
Precipitação. É a quantidade de chuva em determinado espaço da superfície terrestre. A precipitação varia, principalmente em função da latitude, da maritimidade e da continentalidade.
Existem vários fatores que interferem na ocorrência das chuvas no Brasil, tais como a umidade da Amazônia, as massas de ar e as anomalias cíclicas climáticas.
Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Abaixo os tipos e formas de precipitações que existem: