Dez frutas secas que ajudam a emagrecer
Como elas possuem um maior teor de fibras, isso ajuda a manter o índice glicêmico de baixo a moderado e proporciona maior saciedade. O consumo das frutas secas pode ser uma estratégia eficaz para controlar o apetite e reduzir o consumo de doces.
Benefícios da maçã desidratada: A maçã desidratada é uma excelente fonte de fibras, que estimula a flora intestinal, reduz o nível de colesterol e triglicerídeos, combate a azia e insônia, previne prisões de ventre, contém oxidantes que protegem o organismo dos radicais livres.
Apesar de perder quase toda a água, as frutas secas não perdem nenhum nutriente. A redução da água faz com que os nutrientes fiquem mais concentrados, é por conta disso que parecem mais docinhas do que a fruta in natura: a frutose (açúcar natural da fruta) fica mais concentrada.
Frutas secas como as uvas passas possuem função cicatrizante, ajudando no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e auxiliando no combate de doenças renais e até a anemia. Além disso elas ainda podem ajudar na prevenção da osteoporose.
É importante ter cuidado também com as frutas secas, como uva passa, frutos secos, damasco seco, entre outros. Essas frutas são desidratadas e possuem maior índice glicêmico, favorecendo o aumento do açúcar no sangue, além de ser rica em calorias.
Misture os ingredientes do glacê e decore o bolo com colheradas dessa mistura e espalhe por cima as frutas secas.
Quais os benefícios da banana desidratada? Uma das vantagens das frutas secas, como é o caso da banana desidratada, é que elas são ricas em antioxidantes, fibras e outros nutrientes. ... Por peso, a fruta seca contém até 3,5 vezes mais fibras, vitaminas e minerais do que a fruta fresca.
“Por conter alto teor de fibra, o damasco seco proporciona saciedade, auxiliando em dietas hipocalóricas. Porém, não se pode exagerar e exceder a quantidade 4 a 5 unidades por dia, pois cada unidade contém aproximadamente 6g de carboidrato e 23 calorias”, acrescenta a nutricionista.
A amêndoa é rica em fibras, proteínas, gorduras boas, vitamina E, manganês e magnésio. Além disso, contém uma boa quantidade de cobre, vitamina B2 (riboflavina) e fósforo. Ela também é fonte de ácido fítico, uma substância que se liga a certos minerais e evita que eles sejam absorvidos.
A banana pode ser consumida, porém com cuidados quanto à quantidade. As bananas prata, ouro e maçã são as que têm menos açúcar em sua composição. É importante ressaltar que quanto mais madura a banana, maior seu índice glicêmico. Portanto, pacientes diabéticos devem consumir a banana mais verde ou metade da fruta.
Frutas que devem ser evitadas Algumas frutas devem ser consumidas com moderação pelos diabéticos por conterem mais carboidratos ou por terem menos fibras, o que facilita a absorção do açúcar no intestino. Os principais exemplos são ameixa em calda enlatada, açaí polpa, banana, jaca, pinha, figo e tamarindo.
Sete Alimentos que Todo Diabético Deve Evitar
Quando a glicemia de jejum está acima de 126 mg/dl, uma pessoa pode estar diabética....A BBC Brasil lista abaixo alguns sinais que podem indicar que você precisa procurar um médico: