Para que um corpo rígido esteja em equilíbrio, além de não se mover, este corpo não pode girar. Por isso precisa satisfazer duas condições: O resultante das forças aplicadas sobre seu centro de massa deve ser nulo (não se move ou se move com velocidade constante).
(UFSM) Para que um corpo esteja em equilíbrio mecânico, é necessário e suficiente que: A) apenas a soma de todas as forças aplicadas no corpo seja nula.
Resposta. Resposta: equilíbrio estático é sinônimo de a força resultante ser nula. Isso significa então, que o corpo não está sob nenhum tipo de aceleração, seguindo sua inércia em MU ou repouso.
Equilíbrio de um corpo extenso Para que ele permaneça em equilíbrio, é necessário que haja tanto equilíbrio no movimento de translação quanto no de rotação. ... Equilíbrio de rotação: ocorre quando o momento resultante é igual a zero, ou seja, a soma dos momentos de todas as forças aplicadas no corpo deve ser nula.
1 - Para que um corpo extenso se encontre em condição de equilibrio estático ou cinético é necessário que. a) a soma de todos os momentos das forças deve ser nula.
Seja qual for a forma do corpo, existe um ponto onde podemos supor aplicados todos os pesos das diversas partículas que o constituem. Esse ponto é chamado centro de gravidade. Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado.
(IF-GO) O móbile é um modelo abstrato que tem peças móveis, impulsionadas por motores ou pela força natural das correntes de ar. ... A figura a seguir representa um tipo de móbile. Para que o equilíbrio do móbile ocorra, é necessário e suficiente que. a) as massas penduradas nas extremidades de cada haste sejam iguais.
Resposta: Para colocar a gangorra em equilíbrio de novo é preciso que haja mesma quantidade de torque em ambos os lados.
A frase escrita de forma correta é: Quando um corpo extenso está sujeito à ação de forças de resultante não nula, ele pode adquirir movimento de translação, de rotação ou ambos, simultaneamente. Portanto, as palavras que completam a frase são: translação, rotação, ambos.
→ Corpo extenso: É todo corpo cujas dimensões são comparáveis às escalas envolvidas. Nesse caso, elas não podem ser desprezadas. Alguns exemplos: A Terra em relação à Lua; o movimento de um caminhão saindo de uma garagem; uma pessoa entrando em uma balsa etc.
Dizemos que um móvel qualquer está parado ou em repouso quando sua posição não varia em relação a determinado referencial. O objeto móvel está em movimento quando sua posição varia em relação a determinado referencial. Um mesmo objeto pode estar em repouso em relação a um referencial e em movimento em relação a outro.
Corpo Extenso É a interferência de um corpo cujas dimensões atrapalham o estudo de determinado fenômeno.
Quando as dimensões de um móvel são desprezíveis em comparação com as dimensões dos outros corpos que participam do fenômeno em estudo, podemos tratá-lo como uma partícula ou ponto material. Se as dimensões do corpo não podem ser desprezadas, ele é chamado de corpo extenso.
Medida da trajetória
Significado de Trajetória [Física] Espaço percorrido por um projétil em movimento de seu ponto de partida ao de chegada. [Física] Quando em movimento, o caminho percorrido por um corpo e/ou partícula. O ato de passar ao logo desse caminho.